"Ismália" de Alphonsus de Guimaraens: ua edição magnífica da Cosac Naify para um dos mais conhecidos poemas brasileiros

"Ismália", do poeta mineiro Alphonsus de Guimaraens. Tendo essa edição em mãos é possível entender o vazio que a editora Cosac Naify deixou no mercado editorial brasileiro, ao anunciar o término de suas atividades, meses atrás. Trata-se de uma edição tão única, delicada e cheia de detalhes que tornam o livro uma pequena obra de arte. O livro vem dentro de uma pequena caixa que forma sua capa; o formato do livro é sanfonado, com um lado a obra e, do outro, uma pequena biografia do autor; cada página traz ilustrações em aquarela de Odilon Moraes e, os 20 versos do poema, estão distribuídos por 48 páginas, que trazem ainda detalhes em tinta dourada. Que editora teria coragem de fazer uma edição tão trabalhosa para um livro de apenas 20 linhas?

Só a Cosac. Trabalho primoroso!

Esse requinte no projeto gráfico sempre deixaram caros os livros da Cosac Naify e, consequentemente, inacessíveis para mim. É triste notar que somente agora, com o fim da editora, estou conseguindo ter contato tardio com essas edições, visto que a gigante Amazon adquiriu parte do espólio da Cosac e, por vezes, tem feito suas "book fridays", com 70, 80, 90% de desconto nos livros.

Sobre a obra em si... como dito, "Ismália" é um poema de 20 versos, sendo o mais conhecido do poeta mineiro. Traz imagens oníricas que invocam o tema da loucura e do suicídio. Alphonsus de Guimaraens é, ao lado de Cruz e Sousa (de quem já li quase tudo rs), um dos maiores nomes do Simbolismo brasileiro, marcado por temas como a morte, o misticismo e, principalmente, o romantismo elevado em todos os limites. Belo poema, bela edição!!!

(GUIMARAENS, Alphonsus de: ilustrações de Odilon Moraes. Ismália. São Paulo: Cosac Naify, 2014, 2ª edição, 48 páginas)

P.S.: Resenha escrita em 2017.

Manoel Frederico
Enviado por Manoel Frederico em 10/05/2019
Código do texto: T6644118
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.