"Morango Sardento e o valentão da escola" da Julianne Moore: uma abordagem sensível para a questão do bullying

Livro "Morango Sardento e o valentão da escola" escrito pela atriz americana Julianne Moore, com tradução da atriz e escritora brasileira Denise Fraga, publicação da falecida Cosac Naify. Lido com minha filha Sofia.

Moore é uma atriz consagrada, tendo já conquistado inúmeros prêmios, incluindo um Oscar de Melhor Atriz (em 2015). A ideia de escrever livros infantis veio por influência da experiência materna. Ao se tornar mãe, ela sentiu a necessidade de colocar no papel memórias desse período que, embora seja único, por vezes, pode ser difícil. A obra trata da questão do bullying na infância. "Morango Sardento" era o apelido da atriz quando pequena, uma referência à cor ruiva de seu cabelo e as sardas no rosto. O que chama a atenção no livro é a forma sensível com que Moore aborda o tema, mostrando que nem tudo que assusta é realmente assustador. Sofia gostou! :)

Abaixo, coloco um pequeno vídeo da atriz falando sobre a obra e um pequeno vídeo da sempre simpática Denise Fraga falando sobre a tradução.

VÍDEO DA JULIANNE MOORE: https://www.youtube.com/watch?v=mte0yKUfL78

VÍDEO DA DENISE FRAGA: https://www.youtube.com/watch?v=_GICCo-DmMs

(MOORE, Julianne; PHAM, LeUyen: história de Julianne Moore; ilustrações de LeUyen Pham; tradução de Denise Fraga. Morango Sardento e o valentão da escola. São Paulo: Cosac Naify, 2011, 40 páginas)

P.S.: Resenha escrita em 2018.

Manoel Frederico
Enviado por Manoel Frederico em 16/05/2019
Reeditado em 16/05/2019
Código do texto: T6649083
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.