* Viva o povo brasileiro * - um livro que Bolsonaro deveria ler se soubesse

"O segredo da verdade é o seguinte : não existem fatos, só existem histórias", a frase é o prefixo do romance "Viva o Povo Brasileiro", de João Ubaldo Ribeiro, que nasceu clássico.

Sem aderir às estórias roseanas, João Ubaldo valeu-se, porém, em muito do autor de "Grande Sertão Veredas", no seu também caudaloso romance ele oceânico, todo o tempo no litoral da Bahia.

"Viva ..." abre com a morte do alferes , José Francisco Brandão Galvão por soldados portugueses, na Ponta das Baleias, Bahia, em 1822, ano da independência do Brasil.

Mas o romance é sobretudo ação, como em um movimentado "thriller" best-seler só que em linguagem primorosa, ainda que com alguns termos não dicionarizados.

O que se lê é um romance revolucionário , onde ecoam as melhores vozes da Literatura Brasileira - de Aluísio Azevedo passando por Jorge Amado.

Desde "Sargento Getúlio", João Ubaldo Ribeiro marcou ponto no árduo terreno do romance histórico-político, sendo que "Viva ..." transcende com personagens espíritos. Não, não se trata de literatura espírita, mas de almas, "almazinhas" como as denomina o autor. Aliás, grandes personagens transmigrados que inclusive se manifestam em sessões de macumba.

O certo é que o romancista logra perpassar seus personagens verdadeiramente fantásticos através de séculos, de episódios históricos da invasão holandesa à independência, repúplica, guerra dos farrapos e Canudos.

(continua)

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 30/05/2019
Reeditado em 01/06/2019
Código do texto: T6660327
Classificação de conteúdo: seguro