LARANJA MECÂNICA: a distopia de Anthony Burgess

LARANJA MECÂNICA: A DISTOPIA DE ANTHONY BURGESS
Miguel Carqueija

Resenha do romance “Laranja mecânica” (A clockwork orange), de Anthony Burgess. Editora Aleph, São Paulo-SP, 2014 (16ª reimpressão). Direitos reservados em 1962 por Anthony Burgess. Tradução: Fábio Fernandes. Capa: Thiago Ventura e André Felipe de Paula. Prefácio de Fábio Fernandes.


Um livro escrito em linguagem “nadsat”. É quase como se alguém produzisse um romance em idioma “klingon”! Segundo o texto da contra-capa, “A clockwork orange”, “Ao lado de ‘1984’, de George Orwell, e “Admirável mundo novo”, de Aldous Huxley, ‘Laranja mecânica’ é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século passado.” Se bem entendi esta extravagante definição, tratar-se-ia de uma das três mais marcantes distopias da ficção do Século 20. Coincidentemente ou não, três obras e três autores da Grã-Bretanha.
Entretanto isto sempre pode ser questionado. O romance “Nós”, de Evgeny Zamiatyn, e “Farehneit 451”, do norte-americano Ray Bradbury, dificilmente deixariam de merecer menção. Eu ainda acrescentaria outra obra de Aldous Huxley, “O macaco e a essência”, que talvez seja ainda mais contundente que “Admirável mundo novo”; e talvez “Animal farm” (ou “A revolução dos bichos”) de George Orwell, que apesar do absurdo dos bichos falantes, longe de ser história infantil, é outra terrível distopia com cáustica crítica social e política. Também “O planeta dos macacos”, do francês Pierre Boule, poderia entrar, por sua evidente importância e porque, na metáfora dos macacos evoluídos, entra claramente na crítica social e na análise da sociedade totalitária e seus fundamentos filosóficos ou psicológicos, que variam. Seriam, portanto, oito as grandes distopias literárias do século passado, pela sua qualidade e por sua influência na cultura hodierna.
O livro de Anthony Burgess, natural de Manchester (1917) e autor de copiosa produção literária, foi filmado em 1971 pelo produtor-diretor Stanley Kubrick, um dos mais geniais cineastas do mundo, e que no campo da ficção científica já havia apresentado ao mundo a maravilha de “2001: a space odissey” (1968). O filme de Kubrick é excelente, embora forte como o romance é forte, com muita violência gratuita (dos personagens, mas bem contextualizada no enredo).
Num futuro não especificado Londres é uma cidade perigosíssima, com pouco e mal eficiente policiamento, as ruas tomadas por gangues de adolescentes (Alex, o protagonista, tem só 15 anos mas ao que aprece grande porte e muita força física e aptidão para brigas) que matam, rouba, vandalizam e estupram a troco de nada, apenas para praticarem o que chamam de “superviolência”. A crueldade da gang de Alex, que inclui George, Pete e Tosko, e das demais gangues, é total, e eles não respeitam nem mulheres e nem velhos. Para eles, bater, golpear e estuprar é uma coisa normal.
O próprio Alex faz a narração, utilizando o tempo todo a gíria dos adolescentes de sua época, gíria essa elaborada por Burgess e que quase se torna um novo idioma, o “nadsat”, um verdadeiro “tour-de-force” desse autor, do qual, a título de amostra, pincelamos alguns exemplos e suas traduções:
videar = observar
shina = mulher (?)
britva = navalha (arma muito usada pelos transviados)
gúliver = cabeça
câncer = cigarro (faz sentido)
slovo = palavra
zubis = dentes
saboga = sapato
ponear = entender
nadsat = adolescente

O texto mexe com a questão de saber quem é pior: se quem transgride ou quem reprime a transgressão. De outra maneira, a mesma questão da série animê “Gunsliger girl”. O Estado reage aos desmandos das quadrilhas adolescentes com uma polícia também violentíssima (mas pouco presente nas ruas) e métodos sofisticados de lavagem cerebral, daí a ironia que atinge Alex: depois de “tratado” torna-se tão inofensivo que será maltratado até pelos velhos que um dia tripudiou.
Não é uma obra de fácil leitura, mas que chama à reflexão, e merece elogio a excelente tradução de Fábio Fernandes, autor também de um brilhante prefácio.

Rio de Janeiro, 23 de setembro de 2016.