Formação litúrgica

FORMAÇÃO LITÚRGICA
Miguel Carqueija

Resenha do livro “Celebrar a vida cristã”, por Frei Alberto Beckäuser, OFM. Editora Vozes, Petrópolis-RJ, 9ª edição, 2000. Apresentação: Dom Romeu Alberto, Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto.

Com quase 300 páginas este valioso livro de conhecido autor franciscano vem a ser um denso manual de Liturgia e é destinado basicamente a agentes de pastoral, equipes litúrgicas e grupos de reflexão, conforme aliás indicado na capa.
Para que se tenha uma ideia da riqueza desta obra redigida em linguagem simples, sóbria e direta, ela explica o que é a Liturgia e entra em detalhes sobre o catecumenato, os diversos sacramentos, a Liturgia da Palavra, a Missa, o ano litúrgico, bênçãos, ritos de profissão religiosa, peregrinações, santuário, arte litúrgica etc. Para o que se propõe é um trabalho bastante completo.
Vale a pena transcrever a dedicatória:
“Em memória de meus queridos pais, Ernesto e Helena, que desde cedo me fizeram experimentar o mistério de Cristo no lar, na pequena comunidade da capela de Santa Teresinha e na comunidade paroquial.”
Muitos danos e desgraças se evitariam na sociedade se todos os pais se lembrassem de ensinar religião aos seus filhos! É o tipo da coisa que não pode ser descuidada; as consequências da negligência são terríveis e costumam atingir pais e mães.
Na apresentação de seu manual Frei Alberto refere-se à orientação do Concílio Vaticano II sobre a “necessidade de formação litúrgica do clero e dos fiéis” e sobre a Sagrada Liturgia acrescenta: “é a primeira e necessária fonte, da qual os fiéis haurem o espírito verdadeiramente cristão”.
Um livro realmente de grande valor.

Rio de Janeiro, 10 e 11 de fevereiro de 2019.