A mensagem maravilhosa do Coração de Jesus

A MENSAGEM MARAVILHOSA DO CORAÇÃO DE JESUS
Miguel Carqueija

Resenha do livro “Apelo ao Amor: mensagem do Coração de Jesus ao mundo e sua mensageira Soror Josefa Menéndez, religiosa coadjutora da Sociedade do “Sacro Coeur de Jesus”, 1890-1923. Editora Rio-São Paulo, Rio de Janeiro-GB (atual RJ), 3ª edição, 1963. Introdução do Padre H. Monier-Vinard, S.J. Conclusão do Padre F. Charmot, S.J. Em fac-símile a aprovação do Cardeal Eugenio Pacelli (depois Papa Pio XII). “Nihil obstat” do Padre Josephus Coelho de Souza Neto, S.J., visto do Padre João Bosco Rocha, S.J., e “reimprimatur” de Monsenhor Caruso, 1952. Reimprimatur de 1963: Monsenhor José Silveira, Vigário Geral.

Com quase 700 páginas, este é um dos livros mais extraordinários e mais valiosos que eu já tive ocasião de ler. Herdei-o de minha mãe.
É a história de uma alma consagrada e santa, a freira Josefa Menéndez, que foi religiosa na congregação fundada na França por Santa Madalena Sofia.
A Irmã Josefa Menéndez faleceu em 29/12/1923 no Convento dos Feuillants em Poitiers, França: era natural de Madri, onde nasceu em 4/2/1890, numa família profundamente católica.
Por sua humilde santidade — era uma jovem extremamente simples e trabalhadora, amável com todos — foi escolhida por Jesus Cristo para receber revelações particulares, uma mensagem de amor à humanidade. Foi também vítima expiatória, unindo seus sofrimentos aos de Cristo na Paixão. A vida desta despretensiosa freira é quase incompreensível para uma sociedade afastada de Deus e entregue à busca de prazeres, dinheiro, glória e poder.
Josefa Menéndez suportou a dor das chagas, da coroa de espinhos, do peso da cruz; sua alma também, por misteriosa permissão divina, foi em diversas ocasiões sequestrada para o inferno, onde testemunhou o destino dos condenados, inclusive almas religiosas que se perverteram e não atenderam à santidade de sua condição (pensemos no possível destino de padres que praticam pedofilia e não se arrependem).
Vítimas expiatórias são almas de escol que aceitam partilhar os sofrimentos de Cristo pelas pessoas que não se mortificam e que pecam desbragadamente. Pela doutrina da comunhão dos santos quem pratica as virtudes em grau heroico obtém, por seus sacrifícios e orações, que muitos se arrependam e se convertam pelos méritos de Jesus Cristo.
É incalculável o número de almas que Josefa ajudou a salvar quando ainda viva, pessoas que ela nem conhecia, e isto provocava a fúria do demônio. Com certeza, após sua morte e a publicação da mensagem, muitas outras almas obtiveram a salvação pela leitura do texto.
Muitos ensinamentos de Jesus Cristo foram cuidadosamente anotados pela freira. Jesus ressaltou que nada trazia de novo — a Revelação Pública termina no Apocalipse — a Mensagem de Amor é uma chamada ao reavivamento da Fé, abandono da tibieza, da infidelidade a Deus, do amor às coisas do mundo, como a luxúria e a cobiça.
O texto deste livro, que combina a biografia de Josefa com a transcrição das mensagens de Nosso Senhor, não vem assinado mas quem o redigiu escreve de maneira sóbria e objetiva e a leitura é fascinante.
Além de Jesus, Josefa Menéndez também recebeu visitas da Virgem Maria, de São João Evangelista e da fundadora da ordem do Sagrado Coração, Santa Madalena Sofia.
Vejam o que a oração pode obter, conforme palavras do próprio Jesus (pg. 347):
“Quando uma alma ora por um pecador com o desejo ardente de sua conversão obtém, quase sempre, o que pede, quando não seja antes, no último momento, e, sempre, o meu Coração encontra nessas súplicas a reparação da ofensa recebida.
De qualquer maneira, a oração nunca é perdida, porque, por um lado, repara a injúria causada pelo pecado e, por outro, alcança misericórdia se não para aquele pecador, ao menos para outros prontos a recolherem o fruto dessas súplicas.”
A mensagem deixa clara a imensa misericórdia de Jesus, cujo maior empenho é que as pessoas cheguem à Bem-aventurança:
“Pouco me importam as suas misérias, o que quero que saibam é que as amo com mais ternura ainda, se, depois de suas fraquezas e de suas quedas, se lançarem humildemente em meu Coração: então perdoo-as e sempre as amo” (pg. 31-32).
Isto desmente a imagem que os inimigos da Fé Católica dela pintam, de que acreditamos numa divindade cruel e vingativa. Nada disso. Deus é amor.

Rio de Janeiro, 18 a 22 de fevereiro de 2019.