As areias do tempo

Em 1936 começara uma guerra cível na Espanha entre os republicanos e os rebeldes nacionalistas. Conflito esse que tem perdurado até os dias de hoje. Como fruto dessa rebelião, mais de meio milhão de pessoas foram mortas.
Essa ficção escrita por Sidney Sheldon é narrada neste clima de insurreição.
Em julho de 1976, a cidade de Pamplona, estava muito agitada devido a corrida dos touros, Fiesta de São Fermín, que é realizada todos os anos.
No último dia da festa, Jaime Miró, herói do povo basco, que liderava uma revolta, teve a brilhante ideia no último dia de festas, de soltar os seis touros e seis bois, desse modo ele desviou a atenção da polícia e conseguiu libertar dois dos seus comparsas, Felix Carpio e Ricardo Mellado. A partir de então uma perseguição seria realizada, visando a rendição de Jaime e seu bando, liderada pelo coronel Acoca. Jaime Miró teve toda sua família assassinada pelos espanhóis.
Coronel Acoca, cismou que Jaime e sua quadrilha estava escondido no convento Cisterciense da Estrita Observância, nos arredores da cidade de Ávila, sendo o mesmo muito rígido e imperava a lei do silêncio. Durante a invasão do convento, quatro freiras fogem. Lúcia, Tereza, Megan e Graciela, iriam cruzar o caminho de Jaime, que resolve dar guarida a elas.
Lúcia era filha de um mafioso. Levava uma vida de princesa, todavia com a prisão do seu pai e irmãos, resolveu fugir e esconder no convento, fingindo ser freira.
Tereza devido a sua feiura, sempre sentia rejeitada por seus pais. Até que um belo dia, conheceu um jovem, que por ela se encantou. Com Raoul ela pode experimentar o que é ser amada. No dia em que os dois iriam se casar, Raoul resolve fugir com Monique sua irmã. A decepção foi tão grande, que ela resolveu ir para o convento, e trinta anos viveu naquela reclusão
A mãe de Graciela, era uma prostituta, dizia que cada amante dela era seu tio. E assim todas as noites, a jovem tinha que ouvir os palavrões e gemidos que eram ocasionados por sua mãe e os tios. Aquele ambiente, estava despertando em Graciela, uma certa lascívia, não resistindo a essa paixão, um dia se entregou para um amante de sua mãe, um negão bem-dotado.
Arrependida pelo que havia feito, num misto de prazer e condenação, acabou também se refugiando no convento, e a partir de então, ali era a sua casa.
Megan não conheceu os seus pais, que foram mortos num acidente aéreo, sendo que a mesma fora entregue na porta de um fazendeiro, entregando-a num orfanato. Ao completar quinze anos, devido normas da instituição, teve que sair de lá, sendo enviada para o convento.
Enquanto fugiam da perseguição do Coronel Acoca, o enredo ia desenvolvendo, em torno desses personagens. Um romance excelente, belíssima trama. Sidney Sheldon, outra fera da literatura mundial.
 
ISBN – 978-85-7799-313-0
Tradução – A. B. Pinheiro de Lemos
Oitava edição
Best Bolso, Rio de Janeiro, 2012
378 páginas
 
 
 

 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 07/09/2019
Código do texto: T6739686
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.