Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

"A Escrava Isaura", de Bernardo Guimarães

O romance “A Escrava Isaura” foi lançado em 1875, época em que ainda havia escravidão no Brasil e representa este período sombrio, embora de modo não tão cruel e desumano quanto de fato era. Bernardo Guimarães, como bom romântico, apresenta uma escrita exagerada, linguagem rebuscada, e com direito a citações e referências a Shakespeare, Byron, Lavaster, Camões, Homero e à Bíblia.
Outra característica inerente à obra, são as percepções e os sentimentos idealizados, além do antagonismo estereotipado dos personagens, que são quase sempre completamente bons ou completamente maus. Não que tudo isto seja ruim. São apenas características de um dos estilos de literatura da época, o Romantismo, embora este já estivesse quase em seu fim no Brasil.
Mas por que este livro fez tanto sucesso e se tornou um clássico? Provavelmente pela temática, que muitos podem achar até apelativa. O autor mostra a realidade dos escravos (apesar de eufemística, como já dito), que eram tratados como seres inferiores, e claramente mostra a sua posição através do abolicionista Álvaro, que acha absurdo ainda a existência da escravidão afirmando que esta “em si mesma já é uma indignidade, uma úlcera hedionda na face da nação, que a terra protege.”
E apesar de a obra ter sido um importante símbolo contra a era escravagista, há uma controvérsia pelo fato de a protagonista escrava ser branca e a todo momento serem louvadas as suas qualidades e sendo afirmado que ela não se parecia com uma escrava, além de ter tido uma ótima educação, destoando da realidade, em que escravos eram negros, sem oportunidade e considerados meros objetos dos senhores, que não tinham direito a nada.
Isto não tira o mérito do livro, afinal o autor foi um dos intelectuais da época que se opuseram à escravidão e a questionou tentando mudar algo, ao seu modo, mesmo que com “licenças poéticas” da realidade, afinal é uma obra de ficção. Enfim, uma obra que foi importante em seu tempo e ainda é para entender o contexto da época e o seu lugar na literatura brasileira.
Renan Caíque
Enviado por Renan Caíque em 19/11/2019
Reeditado em 19/11/2019
Código do texto: T6798259
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
Renan Caíque
Teófilo Otoni - Minas Gerais - Brasil, 26 anos
31 textos (11113 leituras)
3 e-livros (271 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/01/20 11:54)
Renan Caíque