EVASIVAS ADMIRÁVEIS

Theodore Dalrymple, pseudônimo de Anthony Daniels, é o autor desse livrinho singular de imensa relevância no momento em que vivemos. Médico psiquiatra, chama a atenção sua prolífica atividade literária, cujos títulos são instigantes e provocativos -- o melhor deles, talvez, EM DEFESA DO PRECONCEITO, dá uma idéia do impacto de suas especulações num mundo cada vez mais politicamente correto, histérico e burro, leitor, incomensuravelmente burro.

No livro em questão, EVASIVAS ADMIRÁVEIS - Como A Psicologia Subverte A Moralidade (É REALIZAÇÕES Editora 2017), Dalrymple trata de alguns fatores que supostamente estariam na origem do enlouquecimento coletivo, na maioria das vezes voluntário e imbecilizante que acomete a sociedade contemporânea. Os fatores abordados estão diretamente relacionados à área de atuação do autor (que tem em seu currículo o exercício da psiquiatria na Winson Green Prison), mas também psicologia e a próspera indústria farmacêutica dos ansiolíticos e anti-depressivos.

O texto é claro e direto, visa um público amplo, faz uso de um questionamento saudável e arrebatador ao confrontar percepções de senso comum sedimentadas com o aval de certa "verdade" científica. Em termos sucintos, o autor demonstra habilmente como descobertas científicas ainda incipientes são traduzidas como nova panacéia, para "o povão", e quase imediatamente se estabelecem com o peso de um dogma religioso.

A psicologia analítica é colocada sob suspeita. O diagnóstico de males psicológicos que ninguém nunca ouviu falar, também. Vão por rolo compressor abaixo a neuroquímica e a neurociência, claro. Não fica muita coisa de pé...e os devotos de Freud estejam avisados, esse livro não vai agradá-los.

.

Israel Rozário
Enviado por Israel Rozário em 23/11/2019
Código do texto: T6801944
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.