A princesa que enganou a morte - e outros contos indianos

É o livro 'A princesa que enganou a morte - e outros contos indianos', da coleção Contos Mágicos, publicado, em 2.009, pela editora Aquariana, um bom apanhado de histórias indianas. Em suas um pouco mais de cem páginas, há estórias extraídas dos poemas épicos hindus Mahabharata e Ramayana e do folclore indiano. Protagonizam-las príncipes, deuses, monstros, demônios, mágicos, gigantes, ninfas, guerreiros, espíritos e outras entidades comumente encontradas em obras de tal gênero. São contos mágicos. Fenômenos sobrenaturais, inexplicáveis e inexplicados, dão o tom das aventuras.

Dos treze contos reunidos neste volume, nove são adaptações de estórias do Mahabharata e um do Ramayana. Os que mais me agradaram foram o que dá nome ao título do livro 'A princesa que enganou a morte (A história de Savitri)' e 'O brâmane e sua noiva, ambos extraídos do Mahabharata. No primeiro, a protagonista é uma rival de Sheherazade, personavem central de 'As mil e uma noites'; no segundo, há a encantadora e tocante história de amor de Ruru, jovem brâmane, por sua amada Pramadarva.

Os contos têm o doce sabor de 'As mil e uma noites'. Animam os espíritos que não sucumbiram ao vigente materialismo chão, infértil, pobre de criatividade, que destrói o espírito humano, aniquila-o com suas questiúnculas e mesquinharias. Ampliam a imaginação. São a porta de entrada para o mundo mágico da literatura clássica indiana.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 25/11/2019
Código do texto: T6803201
Classificação de conteúdo: seguro