MENSAGEM NA GARRAFA... EU LI!

Saiu do prelo da editora Delicatta, coordenada por Luiza Moreira a Coletânea Mensagem na garrafa, idealizada por Amanda Xavier, e para minha leitura fez configurar um instante de prazer e de alegria, cada momento em que deitei olhos sobre o que vem escrito em suas 124 páginas.
A proposta enviada a cada um dos coautores desta obra era o envio de um texto em prosa ou poesia que viesse a ser lido por leitores do futuro, próximo ou distante...
Proposta esta que recebeu diversas atenções e assumiu diversas formas, e tanto a prosa quanto a poesia que compõem este livro, estão carregadas de sentidos... E de possibilidades!
Uns trazem em suas linhas saudades, outros desejos a serem satisfeitos, esperanças enfim...
Outros fazem um contraponto, entre as suas próprias vivências e a de seus prováveis leitores...
O que dizer a quem nem ainda existe?
Ou a quem se faz ainda um projeto de ser, ainda em fase de construção?
Assim esta Coletânea Mensagem na garrafa, para mim vem ressaltar questões que a muito trago comigo:
- Qual a importância de se escrever?
- Para que serve o livro?
- Existirá um significado para o que escrevemos hoje, o que dá sentido á lide de escriba nestes tempos que correm?
Penso que cada leitor destas linhas verá surgir dentro do emaranhado de suas sensibilidades algumas respostas ás perguntas feitas nos parágrafos acima... Penso que não há apenas uma resposta, e que todas elas não serão acertadas... Antes, a soma de todas elas, num processo de discussão, apreensão e síntese, e respeitando o contraditório, é que poderão dar luz as questões levantadas... Cumpre salientar que para mim está Coletânea vem contribuir para que os horizontes de conhecimento sejam em muito dilatados.
Os escritores de agora são fundamentais para a construção de nossa identidade cultural, peças chaves para consolidação de nossa imagem cultural, posto que estão em postulado ativo para que suas obras tenham perenidade em nossa sociedade! Perenidade esta que só o passar do tempo e a leitura, a discussão, e a difusão de seus textos podem propiciar...
Assim, esta Coletânea Mensagem na garrafa, vem a bom termo, trazer e apresentar novos escritores, prosadores e poetas, com suas linhas a alinhavar uma obra de grande importância e envergadura; qual seja:
Mensagem na garrafa, idealizada por Amanda Xavier e editada por Luiza Moreira, traz dentro de si o que houve de melhor na prosa e na poesia de seus escribas... E mais, traz em suas páginas mensagens de paz, de amor, de comunhão tão necessárias em qualquer tempo que se viva!
Assim, convido a todos que leiam esta Coletânea com o espírito desarmado, sem limitar a ninguém com a indicação de um ou outro texto ou autor!
Tomo esta liberdade por acreditar que cada leitor poderá se deliciar e se encantar com diversas passagens desta obra, ainda mais se não se aterem aos escritores que no trançar de suas linhas deram forma ás obras expostas nestas páginas...
Leiam, absorvendo cada passagem, leiam reelaborando cada passagem, leiam deixando-se permeáveis a cada passagem... Tenho certeza que estas Mensagens na garrafa calarão fundo em suas sensibilidades, como calaram na minha!
E assim, com certeza as respostas ás questões anteriormente feitas terão surgido dentro de cada leitor... – Não as minhas respostas, mas a de cada um que ler esta obra sem igual!
Esta Coletânea Mensagem na garrafa, assumindo a imaterialidade de seus escritores participantes, acentua a importância da mensagem, do texto em prosa ou em poesia... Acentua a relevância de se escrever no aqui e no agora, instantes tão frágeis de tempo, pela simples razão de que nós estamos a cada ato, a cada pensamento construindo um futuro que não será obrigatoriamente o nosso...
Que venham outras Mensagens na garrafa, no livro, nos tablets, na net, nas vidas das pessoas!
Afinal, tem outra maneira de expurgamos nossos possíveis erros, e por á mostra nossas próprias almas, e ao desnudá-las nós não encontraremos o melhor de nós?
- E possivelmente as digitais dos dedos de Deus!

Edvaldo Rosa
www.sacpaixao.net
30/11/2019