A volta ao mundo em 80 dias

Jules Gabriel Verne nasceu em Nantes, na França, em 08 de fevereiro de 1828, falecendo em sua casa de Amiens no dia 24 de março de 1905. Em 1863 foi publicado a sua primeira grande obra “Cinco semanas em um balão” onde ganhou muita fama e riqueza. Escreveu muito intensamente, chegando a produzir mais de cem obras, entre elas: Vinte mil léguas submarinas, Viagem ao centro da terra, A ilha Misteriosa, A jangada e os Conquistadores. Júlio Verne é considerado o escritor que mais teve suas obras traduzidas, sendo publicadas em 148 idiomas.
Phileas Fogg, um inglês rico, gentleman, metódico e muito fleumático que vive solitário em sua mansão, resolveu apostar com os seus amigos do Reform Club de Londres que conseguiria realizar uma volta ao mundo em oitenta dias. Como seu parceiro nessa viagem, seu criado e fiel escudeiro Jean Passepartout, que tinha sido contratado no mesmo dia da viagem, e juntos iriam viver grandes aventuras.
Essa viagem iria ficar mais empolgante, quando Phileas Fogg indo rumo à estação de Allahabad de Calcutá, presenciou uma cena, onde uma mulher jovem branca, de aparência europeia iria ser queimada viva em sacrifício para a deusa Kali. O seu coração, compadecendo-se dela, resolve dar uma pausa na viagem, e juntamente com Sir Francis Cromarty e o seu fiel escudeiro, partem atrás da multidão, visando libertar Mrs. Aouda, que futuramente casaria com Fogg.
Outra parte muito interessante, é quando Mr. Fogg ao chegar em Nova York, perde o navio China que os levariam até a Inglaterra. Com a sua frieza peculiar de um lord inglês, sai em busca de um navio que pudesse leva-los para Londres. Acaba encontrando um navio que iria sair na mesma noite, partindo para Bordeaux, ele conversando com o capitão do navio Henrieta, consegue convencê-lo para que possa embarca-los. No decorrer da viagem, conquista todos os tripulantes, assumindo a direção do navio, colocando seu capitão preso na cabine, e partem rumo à Londres.
Por imaginar, que esse livro seria puramente de ficção, achei que seria um livro muito cansativo. Mas muito pelo contrário, tive uma belíssima surpresa, onde em quase todo o tempo eu fiquei na torcida, para que não aparecessem obstáculos no percurso, para que Mr. Fogg pudesse completar a viagem em oitenta dias, e consequentemente ganhar a aposta, onde faturaria 20.000 libras.
 
ISBN – 978-85-94318-14-5
Principis, Jandira, SP, 2019
Tradução – Juliana Ramos Gonçalves
304 páginas
 

 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 27/06/2020
Reeditado em 27/06/2020
Código do texto: T6988991
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.