O Retrato de Dorian Gray

Oscar Wilde nasceu em Dublin, na Irlanda, no ano de 1854. Estudou em Magdalen College de Oxford, onde recebeu o prêmio de Newdigate de poesia. O Retrato de Dorian Gray foi editado em 1890, ferindo o moralismo da época e foi censurado. Atualmente, é uma importante obra da literatura inglesa.
“_ Que coisa profundamente triste – murmurava Dorian, os olhos fixos no retrato. _ Sim, profundamente triste!... Eu ficarei mais velho, aniquilado, hediondo! Esta pintura continuará sempre fresca. Nunca será vista mais velha do que hoje, neste dia de junho...Ah! Se fosse possível mudar os destinos e se fosse eu quem devesse conservar-me novo e se essa pintura pudesse envelhecer! Por isto eu daria tudo!...Não há no mundo o que eu não desse... Até a minha alma!”
A trama do livro toda se desenvolve a partir dessa afirmação. O pintor Basil Hallward fez uma pintura em tamanho original do Lord Dorian Gray. A obra do pintor ficou tão bela ao ponto do próprio modelo despertar seu fascínio por ela. Totalmente inebriado, o jovem fez esse pacto. O que ele não sabia, era que o tinhoso tinha ouvido sua declaração e aceitou o pacto. Num certo dia, ao observar a pintura, Dorian percebeu que ela começou a deteriorar. Deste modo, Dorian desvencilhou da velhice, mantendo intacto a sua juventude e formosura, mas perdeu a paz existente em sua alma.
Achando que a culpa de tudo isso ter acontecido era do pintor, num certo dia, quando Basil foi visita-lo, ele acabou matando-o. Só que a morte do pintor, iria colaborar mais ainda para a inquietação da sua alma. Dorian passou a ser sinônimo de maldição, sendo que as pessoas que eram seus amigos, afastaram todos, somente Lord Henry permaneceu seu amigo, uma vez que ele era obcecado com a beleza do jovem.
Cansado de sempre olhar para aquela pintura, que cada dia ficava mais cadavérica, tentou dar fim aquela obra. Mas ao enfiar o punhal na tela, a pintura ficou intacta como antigamente, e no chão o corpo inerte de uma figura cadavérica no seu terno.
Eu li esse livro, pelo fato de ser uma obra muito conhecida, no entanto, sinceramente, eu esperava um pouco mais, pela grandiosidade da fama.
 
ISBN – 978-65-509-7029-1
Tradução – João do Rio
Principis, Jandira, SP, 2020
240 páginas
 
 

 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 03/08/2020
Código do texto: T7024656
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.