Coraline: uma jornada de amadurecimento

Entre os livros que podemos considerar recomendáveis para os pré-adolescentes, com certeza podemos incluir Coraline, de Neil Gaiman, o autor de Sandman. Este livro, que depois inspirou o longa animado Coraline e a porta secreta, parece uma espécie de Alice no País das Maravilhas, mas pintado com tintas góticas e com uma protagonista que, diferentemente da Alice de Lewis Carroll, sabe muito bem que não está doida. A história é também um conto de fadas agradável no qual o medo e a fantasia se fundem para retratar uma aventura deliciosa e uma jornada de amadurecimento.

Coraline é uma menina inglesa de onze anos, que acabou de se mudar com os pais para uma velha mansão que se tornou uma espécie de prédios de apartamentos, tem como vizinhos duas antigas e excêntricas atrizes de teatro que vivem de falar das glórias do passado e um velho meio doido que diz treinar um circo de ratos. A menina está entediada porque os pais, que trabalham escrevendo artigos de jardinagem, estão ocupados demais para lhe dar atenção e ela não tem muito o que fazer no fim de férias. Curiosa como toda criança, ela se ocupa perambulando para explorar o ambiente. Todos a chamam de Caroline em vez de Coraline.

Suas duas vizinhas costumam ler o futuro nas folhas de chá e falam que ela vai passar um grande perigo e o velho vizinho também diz que os ratos falaram sobre um perigo iminente. Além disso, aparece um gato preto – uma referência a Edgar Allan Poe – e Coraline fica curiosa em conhecer mais da velha casa para onde se mudou.

Um dia, abrindo uma porta, a menina vai para outro mundo em que encontra duas versões diferentes dos seus pais, chamados o outro pai e a outra mãe e também vê outras versões das atrizes e do velho doido. Neste mundo, as pessoas têm botões no lugar dos olhos e tudo parece bem melhor. Os outros pais lhe dão total atenção, a outra mãe cozinha perfeitamente e o outro pai brinca com ela. Entretanto, Coraline se sente desconfiada, especialmente quando a outra mãe diz que ela pode ficar lá para sempre se permitir que costurem botões no lugar dos seus olhos. A menina não quer e resolve voltar para casa. Um detalhe interessante é que o gato preto, que também faz parte do mundo de Coraline, fala no mundo alternativo.

Logo, Coraline vê que nada é tão perfeito, que esse mundo maravilhoso tem um segredo sombrio e que caberá a ela tomar decisões importantes para salvar outras pessoas. Assim, ela vai amadurecendo. Aprende que tem que fazer o certo, por mais difícil que seja, que não podemos querer que tudo seja como desejamos, temos que valorizar as pessoas ao nosso lado como são e que quando tudo está bom demais, a gente pode desconfiar. E vemos se iniciar uma jornada de autoconhecimento e de amadurecimento.

No final, Coraline vai vendo que é capaz de vencer seus medos e os desafios que surgem à sua frente e nós nos deliciamos com essa jornada gótica pelo desconhecido onde uma menina de onze anos precisa enfrentar inimigos sombrios e astuciosos.