Vença a dor

VENÇA A DOR
Miguel Carqueija

Resenha do livro “Vença a dor”, pelo Dr. Pedro Chan. Editora Nova Era, Rio de Janeiro-RJ, 9ª edição, 2008. Tradução de Miécio Araújo Jorge Honkis. Título original: “How to free yourself fro peim”, Price/Stern/Sloan Publishers, Inc., Los Angeles, EUA, 1984.
Este livro defende formas alternativas — não necessariamente novas — para o tratamento das dores. São elas a acupuntura (agulhas), acupressura (pressão ou massagem com os dedos), moxabustão e tratamento auricular (massageando pontos específicos da orelha).
A moxabustão, da medicina chinesa, era-me desconhecida. Trata-se de utilizar uns cilindros chamados de moxas, à base da planta artemísia, acendê-los como cigarros e, sem encostar na pele, girá-los perto do local da dor. É contra-indicada em alguns casos.
O livro termina com uma série de tabelas com desenhos, mostrando os locais para compressão conforme o tipo da dor. Por exemplo: se a dor é no intestino grosso o local da compressão é no ombro.
Eis aí um livro que desperta curiosidade, mas nada sei aquilatar da eficácia dos métodos apresentados. Como não sofro de dores, não fiz nenhum teste. E li por empréstimo de biblioteca.

Rio de Janeiro, 21 de janeiro de 2019