Um Lucchetti estuda os quadrinhos

UM LUCCHETTI ESTUDA OS QUADRINHOS
Miguel Carqueija

Resenha do livro “A Ficção Científica em quadrinhos”, por Marco Aurélio Lucchetti. Edições GRD, São Paulo-SP, 1991. Capa: Luiz Diaz.

O autor, filho do conhecido autor “pulp” R.F. Lucchetti, procura aqui expor a história da ficção científica nas histórias em quadrinhos, sem esquecer os super-heróis. O tema, em si deveras interessante, garante o interesse da obra, sem embargo dela não oferecer aspectos de brilhantismo literário.
Lucchetti não se prende apenas à FC norte-americana, que por força das circunstâncias é a mais conhecida e divulgada no Brasil, mas aborda também a europeia e brasileira. É verdade que aparece mais a norte-americana, mesmo, inclusive tendo em vista a inclusão de super-heróis como Mandrake e o Super-Homem. É verdade que “super-heróis” tornou-se um gênero à parte, mas os elementos de FC são evidentes (o Superman, por exemplo, é um alienígena).
E existem os heróis futuristas, como Buck Rogers, de Philip Francis Nowlan, e Flash Gordon, de Alex Raymond, além de Brick Bradford, de William Ritt e Clarence Gray.
Lucchetti também examina os aspectos de ficção cientoifica nas histórias de Tintin, do belga Hergé. Também comparecem Barbarella, Vampirella, Brucutu e muitos outros personagens. Sobre os quadrinhos brasileiros, porém, fala-se muito pouco. São mencionados de passagem muitos personagens obscuros. O autor observa que não há muito para falar da FC nacional em quadrinhos; mas a Turma da Mônica já existia naquele tempo e já apresentava elementos de FC.
A lamentar a ausência dos personagens de mangá (os quadrinhos japoneses), pouco conhecidos no Brasil à época em que o livro foi escrito e publicado. Sailor Moon, ROD e Cowboy Bebop ainda não existiam, mas já haviam a Patrulha Estelar e o Capitão Harlock.
Este livro creio que é uma raridade, merece ser lido pelo grande número de informações que traz, inclusive de séries já há muito desaparecidas (como Connie) e vale muito como obra de referência.

Rio de Janeiro, 8 de junho de 2017.