Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Resenha -- De Bo Karma "O Estudante Eficiente: Métodos para Aumentar a Concentração e Manter a Persistência no Estudo"

O pensamento humano funciona como um filme de imagens sucessivas, que normalmente tem relação com os sentimentos do individuo naquele momento. Nos estudos, quando se perde a concentração é porque estamos tentando colocar imagens que não possuem harmonia com os nossos sentimentos e necessidades físicas daquele momento. Ademais, ter um objetivo pessoal para com aquele estudo ajuda a se concentrar. No momento do estudo é importante dividir o problema em um objetivo geral e esse em problemas específicos e usá-los, respectivamente, para nortear e inferir o estudo e o conhecimento.

A aprendizagem acontece quando memorizamos e relacionamos aquele conhecimento com nossos preconhecimentos bases. Para ter uma boa memorização temos que ter uma boa concentração, assim, para se concentrar e ter um aprendizado produtivo é mister fazermos um estudo ativo, ou seja, fazer inferências(relações), deduções, criar imagens mentais sobre o conteúdo estudado, junto com proposições sobre a inferência, e sempre escrever um resumo do que foi estudado, para testar se realmente o foi aprendido. Por fim, não menos importante, é necessário exercitar o que se estudou, pois só assim aumentaremos nosso desempenho, sempre aumentando o nível de dificuldade, uma vez que devemos aprender com os erros que cometemos e usá-los para melhor e também aperfeiçoar nossa capacidade de resolvê-los. Para se aumentar o grau de cognitividade e eficiência no aprender é necessário procurar aprender coisas que goste, assim poderá se desenvolver passivamente. É como ensinar matemática jogando futebol ou inglês jogando games.

A pressa é inimiga da perfeição e do aprendizado. Quanto melhor e mais eficiente for o estudo ativo não será necessário velocidade demasiada desnecessária, a velocidade virá com o tempo.
Victor Silveira
Enviado por Victor Silveira em 11/09/2020
Reeditado em 11/09/2020
Código do texto: T7060406
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
Victor Silveira
Itapaci - Goiás - Brasil, 19 anos
5 textos (142 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/03/21 16:25)
Victor Silveira