Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

NA LUTA

"Bom dia
Amor, lutas de classes e rock n'roll
Revolução Socialista Libertária já"

Da forma acima um querido saúda seus amigos nas redes sociais e foi num outro perfil que li o interessante texto de um ilustre professor no qual citava Domenico Lusordo que me veio o estalo da saudação e a obra do filósofo marxista italiano, A Luta de Classes - Uma História Política e Filosófica (editra Boitempo, 2015), centro do texto que aqui se desenha.

Abre parêntesis:

A expressão luta de classes é um conceito sugerido por Marx e Engels no Manifesto Comunista para tratar da colisão de interesses das diferentes classes sociais, não só na esfera econômica como também nos campos político e ideológico, sendo a luta de classes o norte para compreensão da história e da dinâmica das sociedades modernas.

Fecha parêntesis.

Em A Luta de Classes - Uma História Política e Filosófica, Domenico Losurdo esteia sua análise do presente e do passado da luta de classes não ficando adstrito aos conflitos de interesses entre trabalhadores versus detentores dos meios de produção, estendendo o conceito a "exploração de uma nação por outra", como falado por Marx, e também a primaz opressão humana "do sexo feminino pelo sexo masculino", muito bem descrita por Engels.

E as lutas de classes não param por aí, há uma inteligente crítica a revolução de 1917, estando a revolução chinesa tratada com muito requinte, assomam às lutas de classes a revoluções anticoloniais no Vietnã, Cuba e no "Terceiro Mundo", bem como a luta de classes dos movimentos pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos que pôs fim ao sistema de segregação, discriminação e opressão racial , digo eu, pelo menos no plano constitucional e legal, eis que as vitórias das minorias, em que pese politicamente corretas, não são lineares. 

As guerras também são cuidadas como lutas de classes, tornando a leitura interessante sentir colidir as ideias do italiano com os pensamentos de Hannah Arendt, Jürgen Habermas e Stauart Mills, ao trazer à baila o mito da paz mundial.

O pensador italiano também desvenda ao seu modo a luta de classes entre o marxismo e o populismo, não podendo deixar de dizer que Gramsci é evocado quanto à formação de consciência de classe - tema que me é muito afeito -, senão outro conceito desenvolvido por Marx e Engels, dessa feita no livro A Sagrada Família, e com vasta repercussão filosófica, sociológica e política no século XX.

Não obstante, no baixo da minha despretensiosa opinião, a consciência de classe prescinde a luta de classes, não sendo somente fenômeno econômico, mas reflexo de como a humanidade construiu sua história gerando distintivas classes sociais. E na medida que os indivíduos de uma classe - trabalhadores, minorias, mulheres frente ao patriarcado, etc - passam a questionar melhorias para as condições a ela (classe) impostas (consciência de classe) é possível estabelecer uma luta de classes com vista a assegurar a revolução vitoriosa do grupo.

Domenico Losurdo ainda defende que diante das diferentes formas de luta de classes, é necessária uma mudança da divisão do trabalho e também das relações de exploração e opressão coexistentes tanto no plano global, de Estado para outro Estado, hodiernamente mencionamos entre blocos econômicos também, como no campo das relações internas de cada país, até alcançar a luta de classes desafiada na instituição familiar.

Ufa! Paro por aqui. 

E se nessa singela resenha alguns de vocês sentirem que os temas estão fora de ordem, ou desconexos de um parágrafo para o outro, puro charme, pois assim se coloca a leitura do derradeiro livro daquele que é considerado um dos maiores estudiosos das obras de Karl Marx e Antonio Gramsci.


Boa leitura
Amor, lutas de classes, música e livros
Revolução literária já.
Luana Sávia Aires
Enviado por Luana Sávia Aires em 12/09/2020
Reeditado em 14/09/2020
Código do texto: T7061745
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre a autora
Luana Sávia Aires
Fortaleza - Ceará - Brasil
869 textos (16267 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 26/09/20 18:47)
Luana Sávia Aires

Site do Escritor