Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

UM CONVITE PARA PENSAR

                           UM CONVITE PARA PENSAR
        PRAZER, HONESTIDADE, SIMPLICIDADE, NÃO TEMER A MORTE, DETERMINISMO E ACASO. Epicuro nos apresenta esses aspectos como elementos essenciais para se buscar a felicidade. Uma ótima oportunidade para  nos fundamentarmos  na filosofia e meditarmos um pouco sobre a vida, a partir dessa leitura. Quem sabe, estivéramos adormecidos para algumas dessas questões?
Segundo o  filósofo grego, 342 a 270 A. C.,  em CARTA SOBRE A FELICIDADE ( a Meneceu ),  o prazer é a ausência do sofrimento do corpo e da alma. Quando o prazer da comida ou da bebida mais atrativa , ou de outro hábito qualquer, se transforma em danos para a alma e ou para o corpo, deve ser abolido de nossa vida. O autor fundamenta-se em outros elementos   essenciais para a conquista da felicidade . Um deles é não temer a morte. A qualidade importa mais que a duração da vida , para vivermos bem, é preciso sabermos escolher os prazeres e pensarmos sobre a desvantagem de viver eternamente. Você já pensou sobre isso?  “A morte é apenas a privação das sensações, ela não existe em quem vive e não tem existência nos mortos.”
 Viver com honestidade, causa felicidade, esta é uma das premissas de Epicuro. Será que seria de bom alvitre, perguntarmos por quê?
Contentar-se com o pouco, a fim de que as nossas  simples vitórias tragam-nos  sensação de felicidade e satisfação e que as coisas mais simples nos dão encorajamento para enfrentar as adversidades e o temor, sem esperarmos pela morte, simplesmente, também são aspectos  que podem carecer de reflexão.
E que tal negar o destino como senhor de tudo e negar também a casualidade, aceitando que as coisas acontecem por nossa  vontade e nossas  necessidades ?
“Se meditares sobre essas coisas de dia e de noite, consigo mesmo e com seus semelhantes, nunca te sentirás perturbado e te sentirás um deus entre os mortais. “ Vamos ler e meditar??!! Boa leitura!
Livro CARTA SOBRE A FELICIDADE. Epicuro ( a Meneceu ). Funadação editora  UNESP –S.P. Tadução de Álvaro Lorencicni e Enzo Del Carratore. 2002.
Claraliz Almodova
Enviado por Claraliz Almodova em 16/09/2020
Código do texto: T7064708
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
Claraliz Almodova
Fortaleza - Ceará - Brasil
19 textos (176 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 26/09/20 19:20)
Claraliz Almodova