Clássicos de Todos os Tempos

Charles Perrault nasceu no dia 12 de janeiro de 1628, na cidade de Paris, França, descendente de uma família muito nobre. Em 1643 iniciou o seu curso de Direito, concluindo no ano de 1651. Perrault foi cobrador geral da corte, iniciou na carreira literária publicando uma série de odes dedicadas ao rei Luís XIV. Tornou-se assistente de Colbert, conselheiro da corte. No dia 11 de janeiro de 1697 foi publicado seu primeiro livro de conto de fadas, cujo título era “Contos da Mãe Gansa” Charles iria falecer na sua cidade natal no dia 16 de maio de 1703.
Esse livro reúne os principais contos populares mundialmente narrados: A Bela Adormecida, A Bela e a Fera, A princesa Rosette, A rã Bondosa, As fadas, Barba Azul, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, O gato de botas, Pequeno Polegar e Riquet do Topete. Farei uma pequena exposição do primeiro conto narrado de “A Bela Adormecida”. Era um rei e uma rainha que viviam tão infelizes pelo fato de não terem filhos. Depois de muita espera nasceu sua filhinha. O batizado fora magnífico, com a participação de sete fadas que presentearia a criança com uma virtude. Infelizmente a fada anciã não fora convidada, e ao aparecer na festa de repente, lança uma maldição sobre a menina dizendo-lhe: que ela furaria a mão numa roca de fiar, e por causa dessa ferida faleceria. As fadas não tendo poder para desfazer a predição, procurou atenuá-la dizendo que a criança feriria sim a mão na roca, mas ao invés de morrer, ela iria adormecer por cem anos, e no final deste, um príncipe a despertaria desse sono.
 
ISBN – 978-85-380-9185-1
Ciranda Cultural, Jandira, SP, 2019
Tradução – Fábio Teixeira e Karla Lima
128 páginas

 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 28/09/2020
Código do texto: T7074017
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.