Prefácio para Vera de Barcellos

NA SINFONIA DO AMOR ETERNO
VERA DE BARCELLOS
     De um grande voo cósmico do pensamento Vera de Barcellos nos presenteia com esse livro majestoso: “Na sinfonia do amor eterno”
   É a mulher de personalidade vibrante, amorosa e artista única, ser de grande luminosidade que nos inspira a sermos melhores. Esse livro inicia com versos de invocação ao Senhor, ele que é nossa Luz e nosso Caminho, pedindo que “nos ilumine para podermos caminhar com os olhos voltados para Tua Luz”.
     Imaginem uma pianista compondo uma melodia... A canção do amor Universal... Nesses acordes cadenciados o emergir de poemas, ou seria, o poema cadenciado que fez emergir a música!?... A essência de uma musicista, artista, poetisa é conectar a espiritualidade terrena à eternidade. Amalgamadas brotaram 131 maravilhosas estrofes, cânticos de súplica e Louvor ao Senhor. Nessa dedicação à elevação espiritual do ser humano a autora invoca o Mestre dos Mestres. Isso é tarefa para poucos. Só seres escolhidos conseguem seguir à risca esse vivenciar puro, terno, altruísta e de muita serenidade.
     São também cânticos de Gratidão. Esses versos compõem um tempo de Descobertas, Orações, Silêncios e Ações. Por exemplo, na nona estrofe, Vera nos diz: “Senhor, que a tua benção chegue a nós em eflúvios espirituais por meio do bálsamo que cura e do consolo que fortalece nossa compreensão espiritual”. Em todo o Cântico/Sinfonia permeia a Luz de um ser que o nosso Mestre dos Mestres nos permitiu conhecer e trazer luminosidade nestes dias contemplativos.
     Deus é transcendência e é imanente. Deus é causa imanente de tudo que existe, isto é, tudo se amalgama à essência de Deus. Quando um Ser de elevada espiritualidade consegue espargir Luz a sua volta, esse Ser faz toda a diferença no mundo. Em sua missão Vera se supera a cada dia com seu legado de grandeza ímpar. Na condição de Godhatamur – A Mensageira, Vera transcende a falta de apreço às virtudes nos dias de hoje, especialmente, neste ano de grandes apelos mundiais. Pois, vivenciando uma pandemia estamos sendo privados do contato físico, de festejar datas comemorativas e de celebrarmos as nossas conquistas. Essa condição incomum nos limita se não nos disciplinarmos. É preciso o entendimento de que todos os fenômenos da Terra tem sua razão de ser... O Cântico 32 nos convida: “É tempo de Prece e de Meditação”.
     Nessas tantas estrofes, a autora cultiva e enaltece o amor, rima orações, gratidão e amor incondicional. Amar sem medida, é um aprimoramento diário, é a arte da superação. A mensageira nos deixa seu legado de amor. O amor em todas as suas faces: de mãe, o amor fraternal, o amor aos filhos, o amor aos irmãos e irmãs, o amor ao desconhecido que cruza o olhar, o amor acima de tudo, acima de toda maldade. É no desejo ardente de Paz que o amor se expande e se irradia chegando aos mais recônditos espaços escuros.
     As linhas poéticas dançam na plenitude da alma. Todo o conjunto desta obra nos envolve em harmonia, numa atmosfera digna dos melhores momentos de nossa Vida. Nessa obra grandiosa de tanta luminosidade, Vera pontua algumas indagações e solicitações, como a necessidade de alcançar a “Tua Jornada de Luz”. Apresenta-nos a fórmula do Amor... simplesmente, “Grãos”... cada partícula de grão, converge para o Todo, forma a imensidão do Cosmos que habitamos.
     A ilustre autora juntou, como se junta flores em um cesto, todas as belezas que a rodeiam, e nesse grande jardim invoca ao ser humano que seja melhor, que tenha humildade. A natureza respira o espírito de Deus, tudo que é vivo homenageia a grandeza de Deus, e assim Vera nos convida a olharmos as flores, o passarinhedo cruzando os céus, as belezas que nos envolvem e sermos leves como os pássaros, somos “Almas em direção à Luz que é Vida e Amor”.
     Vera tem maestria musical e a parabenizo efusivamente. Com seu mágico dedilhar vai tocando nossa alma... E cada nota se assemelha ao emergir de uma célula de pura luz celestial. Como uma Canção de Amor e de Paz entoada por anjos que nos rodeiam oremos para que cheguem aos nossos corações com auxílio de Nosso Senhor.
     E, na sapiência de nossas limitações, Vera de Barcellos nos diz: “Que todos possam chegar mais perto dos mandamentos de Deus... Seu Evangelho é vida, é amor e é força... Mesmo nos momentos difíceis, estejamos certos da ajuda Divina”.

                              Izabella Pavesi