A TENTAÇÂO DE JACK ORKNEY

A Tentação de Jack Orkney é um dos melhores contos do livro com o mesmo nome de Doris Lessing, uma das maiores escritoras viva da língua inglesa, é o volume II da série intitulada Collected Stories, uma coletânea de contos editado pela Editora Record.

Doris Lessing começou a escrever muito cedo, e não teve muito sucesso no início de sua carreira, e uma de suas novelas jamais foram publicadas, e ela mesmo declarou; "A que seria de estréia foi escrita a mão e muito às pressas, e não consegui le-la quando terminei; a segunda foi jogada fora porque era ruim mesmo" Após o insucesso inicial veio o grande triunfo com a publicação, em 1950, do romance "a Canção da Relva" e, logo a seguir o livro de contos "This Was the Old Chief`s Country" ambientado na Africa.

A partir daí, a autora tem alternado sua produção literária entre o conto e o romance, provando que demostra domínio completo entre ambos os gêneros, e seus livros tem sidos publicados em todo o mundo nos últimos 30 anos.

Doris Lessing nasceu na Pérsia em 1919 (hoje Irã), e aos cinco anos de idade mudou-se para a Rodésia (hoje Zimbábue), e la viveu até 1949.

Neste ano, já divorciada duas vezes e com tres filhos, mudou-se para a Inglaterra que era o pais de seus antepassados.
Os críticos de todo o mundo estão de acordo que o sucesso dela se deve à sua ficção curta e aos seu excelentes romances.

© Geraldo de Azevedo