A CONFRARIA

John Ray Grisham Jr. nascido em Jonesboro, Arkansas, 8 de fevereiro de 1955, é um escritor americano. É o sexto escritor mais lido nos Estados Unidos da América, segundo a Publishers Weekly.

Em uma prisão federal da Flórida, onde se reúnem Roy Spicer, um ex-juiz de paz que cumpre pena por Assaltar uma igreja, Finn Yarber, juiz da Suprema Corte da Califórnia condenado por sonegação de impostos, e o meritíssimo Hatlee Beech, preso por atropelar e matar duas pessoas, eles  formam a Confraria.

Eles são Consultores jurídicos para seus colegas prisioneiros, e revisam processos, redigem apelações e resolvem pequenas disputas internas, faturando pequenos honorários. Mas não estão satisfeitos.

E assim começam a aperfeiçoar um golpe para extorquir dinheiro de respeitáveis senhores ricos de meia-idade que têm muito a esconder da sociedade.

A história começa que, numa grotesca imitação da Justiça, resolve pequenos problemas e disputas dentro da penitenciária, enquanto esperam o fim das penas, descobrem uma nova maneira de ganhar dinheiro: extorquir homossexuais com cartas que ameaçam revelar a todos suas preferências sexuais.
A CIA quer o colocar deputado Aaron Lake na Presidência da República.

Lake também faz parte de um plano, mas muito diferente.
O virtual futuro presidente dos Estados Unidos, porém, verá seu destino ligado ao dos três ex-juízes encarcerados.

O autor já vendeu mais de 250 milhões de exemplares, com títulos traduzidos para mais de 29 línguas, sempre figurando nas listas dos mais vendidos, foi eleito pela Publishers Weekly como o escritor dos anos 90. Seu livro, O Dossiê pelicano obteve uma vendagem de 11.232.480 cópias somente nos Estados Unidos.

© Geraldo de Azevedo