Rei Édipo - Sófocles

Rei Édipo – Sófocles

Muita gente conhece essa história, talvez não completa como no livro, mas o seu enredo, ou parte dele.

Alguns já ouviram falar do Complexo de Édipo, onde o filho se apaixona pela mãe, mas a história escrita por Sófocles é muito mais que isso, ela fala de destino, de determinismo, e que tudo pode estar marcado, ou escrito, para acontecer.

A história é uma tragédia grega que conta o destino de Édipo. Seu destino era matar seu pai e casar-se com sua mãe. Seu pai manda mata-lo ainda quase recém-nascido, mas o servo com pena da criança a dá para um estrangeiro que o salva entregando a Pólibo, rei de Corinto.

Édipo vai ter com o oráculo que fala de seu destino e ele, para tentar fugir de tamanha desgraça, acaba por concretizar o que se havia dito sobre seu caminho na vida.

Édipo preza pela verdade e quer saber da história tudo que seja necessário saber, mesmo que a verdade lhe doa e mostre todo o drama da sua vida e que o oráculo estava certo.

Uma leitura gostosa e contagiante, de fácil compreensão e instigante, que faz pensar se há realmente destino, se tudo já está pré-determinado e que não temos livre arbítrio para realmente decidir nosso destino.

Enfim, uma história de quase 2500 anos que ainda contagia nos dias de hoje nos fazendo pensar sobre os caminhos da vida e do nosso destino.