O Ano 1000 - A vida no final do primeiro milênio

O Ano 1000 – A vida no final do primeiro milênio

Para quem gosta de história esse é um daqueles livros que te faz viajar e conhecer e se gosta de história da idade média vai amar.

O livro fala exatamente da época em torno do ano 1000, a sua chegada e um pouco depois, apesentando o Calendário de Trabalho de Julius, um documento que retrata o cotidiano do ano 1000.

O livro tem os capítulos divididos pelos meses do ano, e cada mês traz algo sobre o cotidiano do povo daquela época, seu modo de viver, de trabalhar, as dificuldades e alguns acontecimentos históricos da Inglaterra, seus reis e as batalhas contra os Vikings e outros povos invasores.

Você vai ver como era difícil a vida naquela época, a época dura do inverno e a escassez de alimentos, um pouco da influência da igreja naquela época, os casamentos arranjados para cultivar a “paz”, dentre tanto fatos.

A medicina precária, cheia de experimentos e as pessoas cobaias de tratamentos inacreditáveis. A bebida, comida, vestuário, você vai se imaginar dentro da história.

Vale a pena a leitura desse relato feito pelos autores, bem-humorado e leve, desmistificando uma época tida como a era das trevas por muitos.

Autores: Robert Lacey e Danny Danziger

Editora Campus, 1999, 3ª edição.