Zé Tarzan e Nina – às margens do rio Piranhas

Zé Tarzan e Nina – às margens do rio Piranhas, segunda obra do autor Josemar Alves Soares, é uma bela e comovente homenagem aos seus pais e antepassados familiares. Neste livro, o escritor conta detalhes do cotidiano clássico dos seus genitores, como e onde se conheceram, o despertar da paixão, como também os momentos de alegrias e dores no decorrer das vidas.

Josemar, natural de Sousa-PB, é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba, possui especialização em Contabilidade Pública e em Auditoria Governamental, e atualmente exerce cargo técnico-administrativo no Instituto Federal da Paraíba – Campus Sousa.

A produção é uma edição independente do autor, publicada no ano de 2016, na cidade de Sousa-PB, e possui 130 páginas, bem dispostas em interessantes capítulos, inclusive com uma iconografia familiar.

O livro é brilhantemente prefaciado pelo professor do IFPB – Campus Sousa, Frank Wagner Alves de Carvalho (1968-2018), que, demonstrando um profundo conhecimento de filosofia, sociologia e teologia, enaltece o trabalho de pesquisa e demonstração explícita de amor do escritor aos seus pais.

Na apresentação da obra, o autor traz o esboço da historicidade da sua família, bem como do que o leitor encontrará nas páginas seguintes. Em seguida, apresenta o interessante texto, sob o título “gênese de um vale”, em que romanceia os primórdios da localidade, ou seja, o distrito de São Gonçalo, antes mesmo do povoamento dos sertões pelos homens brancos portugueses. Logo após, descreve, de forma resumida, a história de São Gonçalo, um acampamento federal construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

Tendo como protagonistas os seus pais, o historiador, de maneira minuciosa e precisa, narra a história deles e traz o legado de luta dos ancestrais, a partir do século XIX. Os comoventes relatos, sempre recheados por grandes e perversas secas, se desenvolvem na área geográfica do sertão da Paraíba, no município de Sousa-PB.

Além de resgatar o modo de vida de períodos passados, o livro se constitui num verdadeiro painel da existência sertaneja, bem como num hino de afeto ao velho sertão rural e às mágicas belezas naturais da caatinga e do imponente distrito de São Gonçalo. Em capítulos à parte, Soares (2016) prende o leitor com histórias engraçadas da família e com fotografias de época de sua honrada genealogia.

1

Zé Tarzan e Nina – às margens do rio Piranhas também impressiona pela forma como o autor descreve as narrativas, dominado pela emoção, envolvendo completamente o leitor para dentro delas e prendendo-o até o final, às vezes, fazendo-o rir ou até mesmo chorar.

Interessante observar que, além do aproveitamento de um rico trabalho oral, a partir de entrevistas com pessoas de idade mais avançada, o escritor realizou uma magnífica pesquisa bibliográfica, além de diversas consultas na internet, para executar a produção.

Pelo exposto, observa-se que o livro é leitura obrigatória para estudantes da área de História, historiadores, pesquisadores, habitantes da região e demais interessados em conhecer as raízes, a cultura, as tradições, valores e identidade regional do sertão paraibano, bem como um pouco da historicidade do lugar, marcado pela bravura e receptividade de um povo sofrido, porém orgulhoso da sua pátria sertaneja.

Josemar Alves Soares e Maria Francisca de Oliveira Soares
Enviado por Josemar Alves Soares em 17/12/2020
Código do texto: T7137835
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.