O LIVRO DOS SEGREDOS DE ENOQUE.

O livro dos segredos de Enoque é o terceiro a encabeçar esse grosso primeiro volume de Apócrifos e pseudo-epígrafos da Bíblia. Ao todo, o livro de Enoque soma 61 capítulos, alguns curtíssimos, outros mais extensos.

Muito já foi dito a respeito do mesmo, e talvez por esse motivo é ele dos apócrifos o mais conhecido e procurado, dada a fama de seus conteúdos misteriosos. No versículo Inicial do capítulo que abre o livro, serviria perfeitamente como um mini resumo do que encontraremos pela frente.

" Havia um sábio, um grande artífice, e o senhor dedicou-lhe seu amor e o recebeu, a ponto de fazê-lo testemunhar as mais altas moradas dos maiores e mais sábios e imutáveis reinos do todo-poderoso, das mais maravilhosas, gloriosas e brilhantes estações de muitos olhos dos servidores do Senhor, e o inacessível trono do Senhor; e os graus e manifestações e hostes incorpóreas e o inefável ministério e a multidão de elementos, e as várias aparições e o canto indizível das hostes dos Querubins, e a luz infinita. Capítulo 1.1 )"

No terceiro capítulo de Enoque é levado ao primeiro céu, região das nuvens, o céu visível.

No quarto capítulo é mostrado a Enoque os 200 anjos que dirigem as estrelas.

Os anjos lhe mostram muitas coisas, a tesouraria onde fica os depósitos de neve, assim como a do orvalho.

No segundo céu ele vê as trevas, lugar de castigos para aqueles que não obedeceram os mandamentos de Deus. No terceiro céu o anjo lhe mostra o lugar onde está o paraíso do Éden. No décimo capítulo o anjo volta a lhe mostra o lugar de tortura ( inferno) detalhando horríveis formas de castigos a todo tipo de pecado cometido aos condenados que ali figuram. Até o capítulo dezesseis, os anjos mostram os ciclos do Sol e lua, dias, estações e anos.

No décimo oitavo capítulo temos a descrição do quinto céu, onde está anjos caídos, poderosos, chamados de Grigori, estes, são maiores em hierarquia dos que estão presentes no segundo céu, lugar de tortura. No décimo nono capítulo está o sexto céu, nele habitam os arcanjos, responsáveis pelos anjos, que avaliam e comandam a vida no céu, os anjos com suas atribuições celestiais, bem como os anjos que na terra assumem funções designadas. O vigésimo capítulo apresenta o sétimo céu, com grande luz flamejante, arcanjos poderosos, milícias incorpóreas, dominações, ordens e governos, querubins e serafins, tronos, e alguns de muitos olhos, nove regimentos. Ao longe ele vê o trono do Senhor. Enoque também é levado ao oitavo e nono céu, coisas maravilhosas e espantosas lhe são mostradas. No capítulo vinte e dois, Enoque é levado ao décimo céu, Aravoth, ele fica diante do Senhor, de sua face que arde no fogo. O Senhor apresenta-lhe o arqui general Miguel. Enoque tem suas vestes trocadas pelas celestiais. No capítulo vinte e três, Enoque é instruído por um Arcanjo de grande sabedoria, por nome Pravuil, sobre todas as coisas tanto celestes como terrestres, anjos e homens. Enoque escreve tudo, suas anotações rendem trezentos e sessenta e seis livros. Até o capítulo trinta, é explicado para Enoque sobre os grandes mistérios de toda criação, dia após dia, de tudo o que há em cima, como o que há embaixo, na terra, e o que há nas trevas, abaixo da terra. Bem como a criação do homem. ( neste capítulo temos a descrição, do que eu entendo como planetas, descrito aqui como estrelas colocadas em seus círculos - entenda como órbitas - a saber. 1° kruno, 2° Afrodite, 3° Áries, 5° Zeus, 6 ° Hermes 7° Lua. Entende-se a criação e descrição do sistema solar e suas devidas órbitas.)

No trigésimo segundo capítulo, no versículo dois, há uma referência da segunda vinda de Cristo. O trigésimo terceiro capítulo é tremendamente revelador. O anjo que fala com Enoque revela a idade do mundo, sua existência de sete mil anos, e oito mil anos e o fim. É dada ordem para Enoque retornar a terra e distribuir entre os seus filhos os livros que escreveu e suas revelações. Até ao capítulo trinta e sete, Enoque é designado pelo senhor a voltar à terra, por apenas trinta dias, para deixar os manuscritos e as mensagens, após isso, retornará ao céu novamente.

Até ao capítulo sessenta, onde Enoque é levado novamente para o céu. Ele, como já foi dito, fica durante trinta dias na terra, transmite tudo quanto foi-lhe falado, instrui seus filhos no caminho reto. Muitos de seus ensinamentos fazem lembrar os conselhos e ensinamentos do próprio Jesus. A máxima da mensagem de Enoque, assim como a de Cristo, é o amor ao próximo como o amor a Deus é a si mesmo. Enoque ficou sessenta dias no céu, escreveu trezentos e sessenta e seis livros, voltou à terra e permaneceu por trinta dias, sendo levado novamente ao céu.

Extraordinário livro, se eu fosse escrever todos os detalhes e todas as minhas observações, essa resenha seria igual ou maior do que o próprio livro.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 14/01/2021
Reeditado em 14/01/2021
Código do texto: T7159754
Classificação de conteúdo: seguro