O LIVRO DA ASCENÇÃO DE ISAÍAS.

O livro traz as revelações e palavras da justiça que o próprio rei havia visto. ( v1 ). Logo no versículo terceiro do primeiro capítulo temos descrições sobre o que Ezequias viu quando doente. Geena - que é o mesmo que inferno. Sobre o príncipe deste mundo e seus anjos, seus principados e poderes. A frente, no quarto versículo, é mencionado o 'Amado', dando a entender se tratar de Jesus. A mensagem traz revelações concernentes ao julgamento dos anjos, da destruição deste mundo, de sua saída, de sua transformação perseguição e da ascenção do Amado.

O livro contém onze capítulos.

No segundo capítulo o rei Ezequias - que servia a Deus - morre, o seu filho Manassés reina em seu lugar. Diferente do pai ele não serve a Deus, pelo contrário, desvia a passa a ser servidor aos cultos a Belial e a um demônio por nome matanbukus, chamado de o anjo da iniquidade, dominador deste mundo.

No terceiro capítulo, Belakira, o falso profeta, sabendo que Isaías estava escondido nas montanhas com outros profetas, os acusam perante o rei e os príncipes de Judá. O rei, movido por Belial, outro demônio, convence os príncipes da prisão de Isaías. Neste capítulo há grande referência e alusão a Jesus, suas crucificação, os seus apóstolos, morte e ressurreição. Também há referências à segunda vinda de Jesus e sobre os últimos dias.

O quarto capítulo segue com profecias relacionadas a Jesus, a traição de Judas, ao antiCristo e o fim dos tempos. No quinto capítulo temos a terrível morte de Isaías, que é serrado ao meio por uma Serra de madeira enquanto o povo eufórico observava sua morte.

O sexto capítulo retrocede no tempo cronológico da história, no entanto, percebe-se que se trata de uma visão - quem a tevê é o próprio profeta antes da trágica morte - visão essa de Isaías e o rei Ezequias dialogando a respeito da fé e da justiça. No verso 15, fica claro que a visão não é deste mundo, mas, do mundo misterioso o qual não é permitido ao homem penetrar.

Assim como no capítulo anterior, o sétimo, é a continuidade, em que o profeta é levado por um anjo em visão. Isaías contempla os diferentes níveis do céu, vê coisas incompreensíveis, das quais não há na terra para que se possa fazer comparação. Dando sequência a visão, o anjo transporta Isaías as glórias do céu mostrando as diferenças em cada nível. É revelado a ele sobre o Cristo, bem como, o anjo lhe mostra o quão poderoso é a posição celestial de Jesus, em igualdade ao pai e Espírito Santo, o mistério da Trindade, três distintos que são um.

O capítulo nono prossegue descrevendo as glórias e os mistérios celestiais. Isaías descobre que foi o Amado ( no caso Jesus ) que o autorizou a subir aos céus e conhecer alguns de seus segredos. Isaías sobe ao sétimo céu, e lá vê coisas de grandíssimo esplendor. ( não me atreverei descrever tudo quanto ele vê em detalhes, que fique assim atiçada a curiosidade do leitor ).

O décimo capítulo mostra o altíssimo falando com Jesus no sétimo céu, a respeito de sua descida e missão salvadora neste mundo. Essa visão deixa Isaías maravilhado. Jesus desce de céu em céu, assumindo a forma dos anjos de cada nível celestial, ao ponto de não ser reconhecido pelos mesmos, até chegar a esse mundo e tornar-se um de nós - carne e osso.

No último capítulo, décimo primeiro, onde entendemos que toda a visão está sendo transmitida a Ezequias, portanto, desde o início da mesma compreendemos que se trata de uma descrição das visões de Isaías, ato acontecido antes de sua morte. Descobrimos também neste capítulo que o motivo que levou Satanás a incitar o rei Manassés a serrar o profeta ao meio, foi justamente pelas visões. O livro termina detalhando a concepção de Jesus, A escolha da doce virgem Maria como mãe do Salvador, descreve também a Vitória de Jesus e seu retorno ao sétimo céu com grande glória, sentado à direita do todo poderoso.

Belíssimo livro, de tirar o fôlego a cada linha e capítulo.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 20/01/2021
Código do texto: T7164074
Classificação de conteúdo: seguro