O começo das desventuras em série

Resenha do livro "Desventuras em série, livro primeiro: 'Mau começo'", por Lemony Snicket. Cia. das Letras, São Paulo-SP, 2002. Título original: "The bad beginning", c. 1999 by Lemony Snicket. Copyright das ilustrações: Brett Helquist. Edição original: Harper Collins Children's Books.

O autor é realmente original quando avisa sem preambulos que o livro é triste, que não tem final feliz, que é um acúmulo de desgraças enfim. Os personagens centrais são os irmãos Baudelaire: Violet, 14 anos, com talento de inventora; Klauss, 12 anos, leitor inveterado; e Sunny, uma bebê crescida. Os três se tornam inesperadamente órfãos e certo amigo da família, o estranho Sr. Poe (esse nome não será mero acaso), toma conta provisoriamente do trio, como executor testamentário, e por fim os entrega a um parente distante, o Conde Olaf, homem nojento e perverso que só pensa em se apossar da fortuna herdada pelos órfãos.
A história é tragicomica e interessante, mas cheia de furos. A Juíza Strauss, por exemplo, é inverossímil. Mora sozinha sem família e aparentemente sem serviçais, cuida sozinha de uma mansão e parece extraordinariamente tapada em não enxergar a verdadeira situação das crianças e o caráter pervertido do Conde Olaf. O Sr. Poe é outro tapado. Palmas apenas para a inteligência de Violet e Klaus, e é claro que na continuação da série o conflito com o sinistro conde irá prosseguir. E agora com o jogo aberto, pois as más intenções de Olaf e sua gang .macabra foram expostas.

Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2020.