Pauliceia Desvairada - Mário de Andrade

Publicado em 1922, simultaneamente no período em que junto com Oswald de Andrade e Anita Malfatti, estava organizando os eventos que iriam ocorrer no Teatro Municipal de São Paulo que ficaria como a Semana de 22, Pauliceia Desvairada representa o lançamento das bases estéticas do Modernismo, onde o autor rompe com todas as estruturas do passado.

O Prefácio Interessantíssimo é um verdadeiro Manifesto Modernista Brasileiro, onde expõe suas concepções a respeito de poesia e funda 'o desvairismo'.

São Paulo é o tema principal do livro em que faz sua análise sobre a cidade que estava passando por um processo de grandes transformações.

Mário de Andrade elaborou sua própria definição de livro ao afirmar que é "áspero de insulto e gargalhante de ironia" com "versos de sofrimento e revolta".

Seus poemas são marcados pela influência das vanguardas europeias do século XX e novas escolhas linguísticas como elisões (supressão de palavras), quebras sintáticas, analogia entre poema e música, linguagem coloquial, erros gramaticais propositais como provocação as correntes literárias dominantes. Destaque para o poema Ode ao burguês, recitado na Semana de Arte Moderna.

Os problemas de uma cidade grande e heterogênea são retratados no livro, mostrando no somente o caráter provinciano do autor e como sua relação com a cidade de São Paulo era ambígua ora vista como um "palco de festejos multiculturais", ora como "um local corrompido pela ambição capitalista".

Andrade, Mario de. Pauliceia Desvairada. Barueri. Novo Século Editora. 2017.