MISTÉRIO DE NATAL

Jostein Gaarder é um escritor nascido em Oslo, Noruega, em 1952. É formado em filosofia e foi professor durante muitos anos no ensino médio, ensinando História das Idéias e Histórias das Religiões.Tornou-se um autor muito conhecido no mundo inteiro, a partir do ano de 1991, com a publicação do livro “O mundo de Sofia”, que segundo ele, havia sido uma experiência e que ele nunca pensara que poderia se tornar um best-seller. Quando soube do grande sucesso de “O mundo de Sofia”, o autor ficou imaginando o motivo e concluiu que seria porque as pessoas ficam fascinadas pela filosofia e tiveram a oportunidade de ler sobre Filosofia como se fosse uma história. E histórias são contadas em todo o mundo, em todas as línguas, a nossa própria vida é uma história. Interessante é que o nome da personagem principal_ Sofia_ em grego significa sabedoria. A partir da publicação de “O mundo de Sofia”, Jostein Gaarden deixou de ser professor e passou a se dedicar integralmente à literatura. E escreveu muitos outros livros que já foram publicados no Brasil e em mais outras 45 línguas.

“Mistério de Natal” é um livro infanto-juvenil de Gaarden, porém agrada a adultos de todas as idades. Neste livro, o autor vira personagem e o leitor acaba duvidando se foi mesmo o autor ou o personagem quem escreveu o livro. Há uma história dentro de outra história e mais uma outra, que o leitor vai tecendo enquanto lê.

O personagem principal do livro é um menino, Joaquim, cujo nome, em hebraico significa “o elevado de Deus”. O menino Joaquim, por acaso, ganha um calendário de Natal, que parece ser dos mais antigos. O calendário traz uma portinha em cada data, que Joaquim vai abrindo a cada dia de dezembro. Cada porta do calendário traz, escondida, uma pequena folha de papel com uma história cheia de mistério, que começa no dia primeiro de dezembro e vai até ao dia 24, éspera de Natal. Ao ler,o texto que sai da portinha do calendário a cada dia, Joaquim acompanha a história da menina Elisabet e de vários outros peregrinos - alguns anjos e pastores, várias ovelhas, um pequeno cordeiro de pelo macio, os Reis Magos. São personagens que vão se juntando para dar as boas-vindas ao Menino Jesus, que nasceu em Belém há dois mil anos.

A viagem começa na Noruega, onde vivia Elisabet e vai caminhando para trás. Enquanto isso, as personagens voltam dois mil anos no tempo e observam como eram os lugares por onde vão passando. Ficam sabendo um pouco da História da Noruega, ouvem música de Bach na época em que foi composta, ficam conhecendo imperadores romanos, vêem a construção de grandes igrejas e palácios e edifícios históricos pelo caminho. Enquanto voltam no tempo, um anjo que os acompanha sempre diz as palavras "Não tema!" ao abordar alguém. E a pessoa segue o conselho do anjo.

“Mistério de Natal” é um livro que nos conta, portanto, a história do Natal com muita magia e, além disso, mostra como o Cristianismo foi se espalhando pelo mundo a partir do nascimento de Cristo até chegar ao século XX.

Não vou contar como os caminhantes e o próprio personagem Joaquim chega ao momento do nascimento de Jesus. Pode ser que alguém queira ler o livro e assim roubo-lhe toda a magia da história.

*****

Aproveito para desejar a todos leitores deste Recanto um 2008 cheio de magia, de alegria, de paz, de sintonia com a história do universo e com a sua própria história.

Que 2008 seja o melhor ano da vida de vocês(até hoje).

Terezinha

Terezinha Pereira
Enviado por Terezinha Pereira em 31/12/2007
Código do texto: T798001