As mais belas frases do mundo - Jonh Fellinus

“Há quem passe pela floresta e só veja lenha para a fogueira.” (Tolstoi).

Essa é uma das frases iniciais do livro “As mais belas frases do mundo” de Jonh Fellinus. É um e-book curtinho, mas incrivelmente interessante. Frases de efeito do autor e de outros citados que analisam a auto-ajuda e a psicologia em contraste com a realidade. Comparando a vida a um bosque, nos leva a ver se passamos por ela vendo somente lenha para fogueira...

O autor nos envolve sutilmente na sua história de vida como mascate que o levou a uma viagem no sertão onde descobriu um rancho abandonado com uma mesinha e um caderninho de anotações. Segundo ele, as anotações pertenciam ao antigo morador que colecionou frases e comentários que proporcionaram a ele sonhos e esperança.

O leitor então viaja no mundo desse colecionador de frases que compara o ato de viver com o de escalar uma montanha. Com uma leveza impecável, as frases e comparações nos trazem reflexões profundas como contentamento, estratégias de superação que nos ajudam a “escolher o mal menor, que não será o ideal, mas o menos pior”, enfim, ver além do óbvio aparente.

Achei cativantes as atitudes de efeito duradouro que o autor menciona em contraste com os sentimentos desprezíveis como ódio e inveja. Para o autor a vida é um filme, cada um de nós, um diretor. Diretores dizem: Luz, câmera...? (o filme deixa de existir se faltar AÇÃO).

O dono daquelas anotações compara os livros de auto-ajuda a injeções momentâneas de ânimo porque não resolve na nossa mente o maior dos medos: o medo da morte. Ele encontra frases na Bíblia e que o ensinaram a causa e a esperança para esse maior inimigo dos homens. O autor não liga seu livro à religião, tampouco a menciona, mas transcreve alguns textos da Bíblia que fascinariam os maiores cépticos.

Para quem gosta de belas frases que induzem à reflexão, este é um bom exemplar. Para fechar esta resenha nada melhor que uma de suas frases e foi complicado escolher entre tantas. Enfim, fiquei com esta:

“ Maravilhosa é a vida quando somos contaminados e portadores do vírus do Amor.”