6449-SONETO À VERDADE XLI-VIVER É TER A DOR VENCIDA - Noneto Nº 72-Soneto-Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil-Reflexão de Klinger Sobreira de Almeida

6449-SONETO À VERDADE XLI-VIVER É TER A DOR VENCIDA

-

Noneto-Poético-Teatral Nº 72-Soneto nº 6.449

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil (*)

Interação-interpretativa da reflexão de

Klinger Sobreira de Almeida, Cel.PM.Ref.

-

Viver requer ação, sentir na dor

fugaz do voo, a queda sem ser vista;

na travessia vence a Lei do Amor,

Campo de Pouso traz a Fé benquista.

-

Todo ser ao nascer quer ter vigor;

tem um dever: buscar obter conquista;

fazer brotar sementes com sabor!

Quem não arrisca não alcança a pista.

-

Valor está na força da Vitória;

cair, lutar, reerguer-se, com certeza;

enfim compor a clave de uma história.

-

Sei que a dor põe mais forte quem sofreu;

resignação revela a tal fraqueza:

_Só passou pela vida, não viveu.

-

Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, 27 de junho/2017.

http://www.recantodasletras.com.br/sonetos/6038416

-

(*)Soneto-Clássico-sáfico- heroico; com sílabas fortes na 4ª, 6ª, 8ª; e 10ª sílabas - Rimas: ABAB, ABAB, CDC, CDC; Noneto com 9 solos: jogral-teatral-toante-cantante-poético: CORO:Rimas: AACEE-somente uma voz com apenas 5 instrumentos musicais . SOLOS: Rimas: BAB-BAB-DC-D-9 vozes acompanhadas por solos de instrumentos musicais. (Noneto musical criado por Villa Lobos). (Noneto poético recriado por Silvia Araújo Motta). Mensagem conclusiva no 14º Verso( Último do segundo terceto).

-

Prezados leitores,

A vida, por mais que especulemos e avancemos nos campos da ciência e da metafísica, continua um mistério indecifrável. Mas, viver, não há dúvidas, é um esforço de conquista. Eis, à reflexão, o tema XLI.

Que a semana lhes seja plena de luzes!

-

Rastreando a Verdade(XLI)

VIVER→Esforço de Conquista

Quem passou pela vida em branca nuvem,/E em plácido repouso adormeceu;/Quem não sentiu o frio da desgraça;/Quem passou pela vida e não sofreu;/Foi espectro de homem, não foi homem./Só passou pela vida, não viveu. (Ilusões da Vida – Francisco Otaviano)

Dentro da concepção evolutiva dos mundos – espiritualista – a Alma é centelha individualizada em trajetória cósmica. Voa pela imensidão infinita não concebível pela mente humana. E, voando por espaços siderais ignotos, em plena vida, intentando um retorno à fonte, encontra um “campo de pouso”. É a passagem planetária: oportunidade e dádiva concedida pelo Criador – Força Primordial.

Ao viver, de forma inteligente – um privilégio – o Ser Humano dispõe das potências da Alma: Pensamento e Vontade. Estas infletem segundo o Livre-Arbítrio inerente a cada um. É o campo de liberdade na escolha.

Almas mais elevadas em nível consciencial (moral/espiritual) optam por uma travessia orientada pela Lei Regente da Vida: o Amor. Entendem a travessia terrena não pela ótica de um fim si mesma, mas, sim, como um meio de ascensão. Os óbices, mesmo dores cruéis, lhes são desafios a serem vencidos. No percurso, construtores de um mundo melhor, onde impere a justiça social, adotam a postura do altruísmo. Elegem o Ser, em detrimento do Ter.

Ao reverso, as Almas menos dotadas, ou atrasadas na aquisição de insumos morais, se desviam; tornam-se presas do egoísmo e todos seus filhotes. Focam que o existir consiste em Ter, sempre mais e mais. O semelhante não é irmão, é resto. E resto pode padecer nas injustiças, nas atrocidades, na fome... Se, por aversão natural, não praticam o bem, erigem a maldade como farol. Cinismo e hipocrisia são, via de regra, apanágios de caráter. Assim, a passagem terrena, ao invés de patamar para voos mais altos, torna-se declive derrapante ou abismo de queda.

Nesse contexto de geografia terrena, existem, também, as Almas ignorantes que caminham sonolentas, caem e adormecem. São aquelas da resignação passiva. Se vier o sofrimento, lamuriam e curvam-se; nascidas em situação adversa, conformam-se em rastejar na poeira ou na lama. Algumas, deitadas, revoltam-se; outras, atribuem tudo ao destino e creem que “Deus assim quis”. Lutar?! Jamais. Só de pensar nesta opção, tombam vencidas. Longe do Ser, não visualizam nem mesmo o Ter. Ao final da travessia, refletem o dizer do poeta: “só passaram pela vida, não viveram”.

Viver é vida dinâmica, ação, a partir do “campo de pouso” – interrupção temporária e fugaz do voo. É entregar a mensagem ao longo da travessia terrena. Caminhar por sítios variados. Ir em frente. Subir. Escalar. Descer. Cair. Reerguer-se. Lutar. Superar. Recompor-se. Fazer acontecer. Modificar. Inovar. Criar...

Viver não é degradação moral. Nem maldade. Nem inércia. Nem retrocesso. Nem ócio. Nem passividade. Nem entrega. Nem fuga.

Viver, em suma, é avanço. Ação ativa e proativa. Esforço de conquista. De ascensão. De felicidade.

Klinger Sobreira de Almeida – Mil. Ref./Fundador ALJGR/PMMG

-

http://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2017/06/6449-soneto-verdade-xli-viver-e-por.html

-

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 27/06/2017
Reeditado em 28/06/2017
Código do texto: T6038416
Classificação de conteúdo: seguro