6579-SONETO À VERDADE XLVII-VÍCIO-PERDIÇÃO ERRADICÁVEL - Noneto-Poético-Teatral Nº 80-Soneto Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/BrasiL-Interpretando Klinger Sobreira de Almeida, Cel.PM.Ref.

6579-SONETO À VERDADE XLVII-VÍCIO-PERDIÇÃO ERRADICÁVEL

-

Noneto-Poético-Teatral Nº 80-Soneto nº 6.579

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil (*)

Interação-interpretativa da reflexão de

Klinger Sobreira de Almeida, Cel.PM.Ref.

-

Tal como a lua, em fase, vejo o vício:

amigos surgem, logo vão sofrer,

quando se escondem, partem desde o início;

fase minguante mata o bem-querer.

-

Querer viver bem tem valor propício,

o livre-arbítrio faz a luz crescer,

se há perdição cruel é mal do "ofício"

erradicável, por amor faz crer.

-

Para a família é triste e forte o choque,

quando vê DROGA entrar no lar, incerto:

a cocaína, fumo, álcool, craque...

-

A sociedade mostra o mal na história;

se o viciado quer, consegue é certo:

-Quem resgatar mau vício traz VITÓRIA.

-

Belo Horizonte, MG, Setembro de 2017.

-

(*)Soneto-Clássico-sáfico- heroico; com sílabas fortes na 4ª, 6ª, 8ª; e 10ª sílabas - Rimas: ABAB, ABAB, CDC, EDE; Noneto com 9 solos: jogral-teatral-toante-cantante-poético: CORO:Rimas: AACEE-somente uma voz com apenas 5 instrumentos musicais . SOLOS: Rimas: BAB-BAB-DC-D-9 vozes acompanhadas por solos de instrumentos musicais. (Noneto musical criado por Villa Lobos). (Noneto poético recriado por Silvia Araújo Motta). Mensagem conclusiva no 14º Verso (Último do segundo terceto).Email:clubedalinguaport@gmail.com

http://www.recantodasletras.com.br/sonetos/6108950

-

Palavras do autor Klinger Sobreira de Almeida,

O vício é o “Senhor” implacável. Escraviza. Coloca grilhões. O pior escravo é aquele que se sujeita aos grilhões; é impotente para rompê-los, e ignora quem quer ajudá-lo.

Se no tema anterior, vimos que o vício é perdição evitável, agora, no tema XLVII, prosseguimos com a nova e melindrosa faceta, nas asas da esperança: VÍCIO→Perdição Erradicável. O viciado é um escravizado que tem vontade e pode exercitá-la para romper os grilhões.

Prezados confrades e confreiras,

Colocando-lhes o tema à apreciação, sei que a abordagem é passível de ampliação e até de contraditório.

Saudações Rosianas,

Klinger Sobreira de Almeida – Cel. PM Ref.

Presidente ALJGR/PMMG.

-

Rastreando a Verdade (XLVII)

VÍCIO→Perdição Erradicável

“Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la?” Lc 15:4. Seguem vv 5, 6 e 7. Alegoria de excelsa sabedoria!

Vício é desvio do “protocolo moral”: mens sana in corpore sano. Perdição que leva à ausência de senso crítico. Abuso. Devassidão. Perda dos valores...

No contexto da trajetória cósmica da alma, esse desvio-perdição constitui dano. Atraso. Retém a ascensão. Na esfera fugaz da travessia humana, torna-se, segundo sua natureza e extensão, altamente nocivo e oneroso ao viciado, à família, à sociedade...

Dentre a variada gama de vícios, eis os mais cruéis na destruição do corpo e da alma: Alcoolismo, Tabagismo e Toxicomania. Todos implicam em dependência física e psíquica. E a abstenção acarreta sérios distúrbios.

O Alcoolismo provoca, no âmbito da atividade produtiva: abstinência iterativa; afastamento para tratamento; ônus aos cofres públicos... No lar: famílias aflitas e desestruturadas. No geral: aposentadorias precoces e mortes penosas. Segundo estimativas, 15% da população do país é alcoólatra. Debita-se ao alcoolismo: 75% dos acidentes de trânsito com mortes; 39% das ocorrências policiais...

O Tabagismo com seus 18 milhões de fumantes é outra variante que incapacita trabalhadores e causa mortes prematuras. Estatísticas recentes apontam um custo anual de 56,9 bilhões, dos quais 39,4 com despesas médicas.

Drogas ilícitas: maconha, cocaína, crack!... Calcula-se que 1% da população brasileira esteja atada a uma dessas drogas. Quantitativamente tal percentual significa uma tragédia de ordem pública em face do liame - usuário x crime organizado.

Alcoolismo, Tabagismo e Toxicomania! Eis o trio maldito que pode açambarcar o homem numa só vertente, em duas, ou em todas. Impõe-se, por uma questão de ordem sanitária, moral e espiritual, que a nação, na conjugação de suas forças vivas, busque a libertação dos escravos do vício: “ovelhas desgarradas”.

O ideal seria a interação sinérgica, via políticas públicas inteligentes e consistentes, de todas as esferas estatais, para minimização do problema. E também o engajamento pleno de empresas, igrejas, sindicatos, associações, escolas e clubes de serviço. Esse viés indesejável é da sociedade como um todo. Todavia, exige administração humana, caridosa e misericordiosa. Emprego de força pública e repressão tão somente no eixo do tráfico, no que tange às drogas ilícitas. Cigarro?! A propaganda ostensiva dos malefícios, como se faz, inibe. Álcool?! Propaganda contra inexiste, e outras ações inibidoras, em face de interesses econômicos, ainda são frágeis.

A erradicação da perdição é possível? Sim; porém nada se consegue sem adesão individual. Se o viciado não tiver seu despertar para as potências da Alma – Pensamento, Livre-Arbítrio e Vontade – e manifestar seu “QUERER” de libertação, todos os esforços – médico e psicológico, internação, terapia de trabalho, religioso... – serão inócuos. Contudo, a sociedade não pode desistir. Cada resgate é uma vitória na seara do Amor: “...haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” Lc 15:7

Klinger Sobreira de Almeida – Cel. Ref./Membro ALJGR/PMMG

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 09/09/2017
Reeditado em 12/09/2017
Código do texto: T6108950
Classificação de conteúdo: seguro