Esse soneto nasceu de uma reivindicação minha, como tudo pra mim vira poesia, eu vou sempre perguntar; ONDE ERREI???? Ou é AONDE ERREI???? Por favor me corrijam, eu nunca fui bom nessa tal de gramática, vou até publicar o texto na sua íntegra como foi protocolado na TCB, no dia, 05/10/17.


 
 
******************************

 
 
 
*** ONDE ERREI (Soneto Inglês) ***
 
 
Tem umas coisas que a dúvida o tempo jamais apaga.
Toda ação requer uma reação, sem qualquer censura.
Os donos te julgam e agem como se fosse uma adaga.
Eles ainda têm resquícios das senzalas da escravatura.

 
Não se importando com o outro sem oferecer opção.
O gestor não deve ser um déspota, deve dar respostas.
Por essa razão que existe a lei de acesso a informação.
Diante das leis somos iguais, sem distinções de castas.

 
Sendo assim, estou aqui querendo saber da verdade.
Diga-me o que houve, onde errei tanto nesse estágio.
Vocês não tiveram aceitabilidade e nem parcialidade.
A culpa é nossa, não é do mordomo e nem do Aprígio.

 
Dentro da realidade daqueles dias, fiz atos regulares.
Os naipes para exercer o jogo não fora dão salutares.



 
 
 
**************************************


 
 
 
José Aprígio da Silva.
“Lorde dos Acrósticos”
Stenius Porto.
“Dom Lorde”
Brasília/DF.

Domingo, 01 de outubro de 2017 – 14:45.



 
 
*******************************


 
 
Senhor Gerente;

 
Eu, José Aprígio da Silva – matrícula – 53.338-6, venho requer de vossa senhoria respostas, diante mão, não venha me falar que o tempo já fora decorrido, pois, a todo e qualquer tempo a vida necessita de respostas, e quando ela não vem ficar uma lacuna, que nunca fica preenchida totalmente.
Eu sempre fui um cara, que jamais aceitei um não como resposta, a vida sempre nos leva por outros caminhos, uns são até salutares outros nem tanto, quando eu entrei na TCB, vinha em busca de uma estabilidade, essa a duras penas eu alcancei, mesmo nos percalços que a empresa passou.
 Se tem um cara que ama o que faz esse cara sou eu, creio que não existe outro cara que ama a TCB, mais que eu. Nessa empresa dediquei a maior parte da minha vida, não concordo o que fizeram com ela aos longos desses anos. Por esse amor que tenho a empresa gostaria de ver as minhas perguntas respondidas.
Até, hoje não deu para engolir o que fizeram comigo, errar eu até concordo que errei, mais naquela ocasião a empresa errou muito mais para comigo, ninguém em sua vã filosofia não cobra além do que foi dado, se me deram 10%, para fazer algo, não se pode cobrar depois 100%.
Agora me vem à mente um fato que ocorreu numa dessas reuniões com os fiscais estagiários da época, eu fui o único a dizer para o Senhor Bastos que não dava para fazer: Ir conferir as roletas nas horas das reedições, ele mandou o Jerônimo ir lá e me mostrar como é que se faz, olha até hoje eu continuo esperando, o meu amigo Jerônimo aparecer.
Outro caso, foi até a vossa senhoria que me disse; fiscal é para ficar fiscalizando, assim é fácil; olhar é fácil, o bom é dizer; como fazer. Nesse caso como fazer para preencher os BCOs e BTCs, e além do mais bater os BCOs, nos horários preestabelecidos, isto é, quando havia carros disponíveis e duplas, nas segundas-feiras, somente Deus para nos acudir.
Uma empresa que não tem carro suficiente para nutrir as suas linhas que tem fica fadada ao insucesso e seus servidores sem ação e para piorar a situação os carros que iam quebrando de sexta para domingo, não eram feitas as devidas manutenções, apenas na segunda-feira, sábado e domingo eram a folga dos mecânicos, e tome furo na linha, de quem é a culpa, minha com certeza não foi?!?!
Os nossos chefes ainda são os mesmos do passado, pouca coisa mudou, eu sempre preguei que o poder tem que ser efêmero, tem que passar de mão em mão, se não o cara passa a ser dono, vira déspota e isso não é bom para nenhuma sociedade que diz; democrata, outros servidores também tem a mesma competência. Quando se troca o presidente da empresa tem quer vir a troca em conjunto de toda chefia, isso é fato, isso é notório.
Todos sabem que o maior patrimônio de uma empresa são as suas linhas e em segundo planos vem os seus servidores, sem recursos humanos, não existe empresa que funcione bem, é claro que nesta lista também entre os seus carros, e uma chefia que se alie aos seus comandados, e não faça exigências fora dos padrões.
Eu sempre ouvi dizer; que chefe tem que ser amigo de chefe, agora eu digo que chefe que não respeita os seus comandados não tem o referido respeito deles, o poder não deve subir à cabeça e quando isso acontece a queda vem acompanhada de um grande baque, cedo ou mais tarde.
Nessa mesma época eu perguntei ao todo poderoso, Sr. Péricles Augusto, se ele faria com o seu filho, o que fez comigo, ele abaixou a cabeça e não me respondeu nada, sai da sala dele sem que ele me desse uma resposta, talvez fosse melhor assim, o golpe foi duro. O importante é quem indica, o saber e a competência fica em segundo, terceiro plano...
Não me venha com outro cala boca, que eu não sou de me calar e nem de me vender, não sou dedo duro, já dei provas suficientes disso, vocês podem não concordar com nenhuma das minhas indagações, mas, isso faz parte do jogo democrático de uma sociedade civilizada, só aceitarei um cargo se for para melhorar as condições de trabalho dos meus companheiros.
Agora, eu sei que o homem não precisa ser bonzinho, ele apenas, precisa ser justo nas suas decisões, mas, como os valores andam todos invertidos, você tem que ser amigo do rei para se dar bem, por essa razão o meu Rei e o Rei dos Reis, o Rei Jesus, o meu amigo fiel, o amigo que nunca/jamais me deixou desprotegido.
Então sendo assim, uma resposta que não foi dada no passado requer agora dos senhores respostas, foram 57 dias estagiando, 57 dias tentando fazer o melhor, 57 dias sendo observado por pessoas que ao meu ver usou o lado pessoal para me desaprovar. Segue em anexo a cópia do referido processo e um soneto inglês da minha safra poética, para mim tudo vira tema de poesia.


 
 
José Aprígio da Silva.
_________________________
 
Matrícula - 53.338-6.

13:23hs.
JOSÉ APRÍGIO DA SILVA
Enviado por JOSÉ APRÍGIO DA SILVA em 06/10/2017
Código do texto: T6134739
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.