6886-EGOÍSMO-VIDA PERDIDA [92] Rastreando a Verdade - Noneto nº 148 - Soneto 6886 Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil Interação com Klinger Sobreira de Almeida

6886-EGOÍSMO-VIDA PERDIDA[92] Rastreando a Verdade

-

Noneto nº 148 - Soneto 6886

Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

Interação com Klinger Sobreira de Almeida

Entendimento simples:_Eu Vulgar,

com livre-arbítrio cego, segue atado,

por ser escravo, nada pode dar,

vida perdida tem seu ego inflado.

-

Dos bens terrenos, nada vai levar

fama e riqueza ficam no passado.

Exausto o corpo, morte vê chegar!

Eu Superior liberta o ser amado.

-

À esteira, alma ascende nova etapa;

libertação ocorre por Amor...

Pura ilusão finita em nada escapa.

-

A corrupção, progresso não produz,

tira o poder; vaidade sem valor...

A travessia humana à paz conduz.

-

Email: clubedalinguaport@gmail.com

https://www.recantodasletras.com.br/sonetos/6663382

https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com/2019/08/egoismo-vida-perdida92-rastreando.html

Belo Horizonte, agosto de 2019.

Email: clubedalinguaport@gmail.com

https://www.recantodasletras.com.br/sonetos/6663382

https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com/2019/08/egoismo-vida-perdida92-rastreando.html

Belo Horizonte, agosto de 2019.

-

Metodologia deste Soneto:

(*)Soneto-Clássico-sáfico-heroico; com sílabas fortes na 4ª, 6ª, 8ª e 10ª sílabas - Rimas: ABAB, ABAB, CDC, EDE; Noneto com 9 solos: jogral-teatral-toante-cantante-poético: CORO:Rimas: AACEE-somente uma voz com apenas 5 instrumentos musicais . SOLOS: Rimas: BAB-BAB-DC-D-9 vozes acompanhadas por solos de instrumentos musicais. (Noneto musical criado por Villa Lobos). (Noneto poético recriado por Silvia Araújo Motta). Mensagem conclusiva no 14º Verso (Último do segundo terceto).

------------------------------------*-------------------------------------

MENSAGEM DO CRONISTA:

Prezados confrades e confreiras,

Egoísmo! Segundo ensinança espiritualista, constitui raiz de todos os males que assolam o homem. Eis a abordagem desta quinzena: EGOÍSMO →Vida Perdida. É um tema para profunda reflexão.

Saudações Rosianas,

Klinger Sobreira de Almeida – Cel PM Ref

Presidente ALJGR.

-

Rastreando a Verdade (XCII)

EGOÍSMO → Vida Perdida

“O valor do homem é determinado, em primeira linha, pelo grau e pelo sentido em que se libertou de seu ego.” (Albert Einstein) – “O egoísmo é um edifício, cujas janelas e portas estão sempre escancaradas para que toda espécie de iniquidades entre na alma humana.” (Helena Blavatsky)

O Ego, num entendimento simples, é o “Eu Vulgar”. Elemento psíquico, sempre ativado, que enseja ligação/interação com todas as circunstâncias que cercam o indivíduo: reais e concretas; tangíveis e intangíveis; palpáveis e abstratas. A natureza do liame Ego x Circunstâncias, resultante de anseios, sonhos, desejos, realizações e conquistas, desenha os contornos da personalidade.

Na travessia terrena – momento da trajetória cósmica da alma – o Ego é necessário. Contudo, não é o dono; senhor que impõe o rumo. Funciona como instrumento subordinado ao Livre-Arbítrio, uma das potências da Alma, ao lado do Pensamento e da Vontade. Atrela-se ao “Eu Superior”, consciência elevada, detentora da luz que direciona na viagem infinita. Este, sim, o Senhor.

As circunstâncias do mundo são tentadoras, inebriantes: poder, títulos, riquezas, glórias... Fascinam e atraem. A alma, que ainda capenga em nível consciencial (ordem moral rastejante!), torna-se presa fácil; enreda-se no torvelinho dos bens ilusórios. Ocorre, então, o fenômeno do Egoísmo(Ego inflado).

O indivíduo de Ego inflado ao máximo – Egoísta exacerbado – considera-se o centro. Vivencia a volúpia do prazer que os sentidos proporcionam. Todas as benesses lhe pertencem. Não reparte nem compartilha. Quando enfeixa o poder, encarna a tirania. Riquezas vão sendo acumuladas ilimitadamente. O próximo ignorado, salvo para exploração ou opressão. Adora títulos e glórias. Julga-se invencível e imortal.

O Egoísta, conforme a enormidade da inchação do Ego, caracteriza-se pelo orgulho, prepotência, arrogância, deslealdade, covardia, ganância, inveja, embuste, mentira, luxúria... Nas ondas da ilusão, é capaz de todas as maldades, iniquidades, vilanias... Ainda recentemente, o povo brasileiro, graças ao percuciente e louvável trabalho da Polícia Federal, Ministério Público e Justiça Criminal, assistiu ao desafivelar das máscaras de grandes políticos e empresários corruptos, que se apresentavam travestidos de líderes-condutores, enquanto defraudavam e “roubavam” numa voragem incontida. Egoístas em grau elevado! Escravos do Ego!

A questão primordial, que todo indivíduo deveria internalizar, consiste na fugacidade da travessia humana – a Vida. Desde o nascimento, só uma certeza – menos tempo ou mais, nos limites do finito! – a exaustão do corpo. A “morte” virá inexoravelmente. A alma libertar-se-á.

Corpo inerte, sem vida! Voo rumo aos páramos incognoscíveis! Nada se conduz dos bens terrenos: nem materiais acumulados, nem ornamentos de vaidade ou poder. O Egoísmo, cultivado por cegueira moral, propiciou uma caminhada terrena de oportunidades perdidas para ascensão da alma. À esteira, permaneceram os débitos resultantes das condutas fora do padrão de “amor ao próximo”.

Klinger Sobreira de Almeida – Mil Ref/Membro ALJGR/PMMG

-

https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com/2019/08/egoismo-vida-perdida92-rastreando.html

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 02/06/2019
Reeditado em 19/08/2019
Código do texto: T6663382
Classificação de conteúdo: seguro