Haicai

HAICAI -- gênero poético, originário do Japão, que surge muito depois do TANKA, e, consiste numa estrofe de três versos de, respectivamente, 5 - 7 - 5 sons métricos. sem rima e, geralmente, sem título. Também, por tradição, seu tema apresenta alguma relação direta ou indireta, com a natureza .

Ao haicai foi dada a caracterísita da natureza, AS 4 ESTAÇÕES DO ANO: PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO, INVERNO , INTEMPÉRIES, VULCÕES, O CORRER SINUOSO DE UM RIO...

Enquanto o tanka é um poema encadeado, coletivo, o haicai é um poema que caminha para o individual.

O Haicai consiste basicamente em registrar o instantâneo, como que um clic de uma câmera fotográfica, mas que deve emocionar o leitor. É um passo, um momento, um piscar de olhos. É o efêmero que busca despertar algo na memória de alguém.

Bashô foi quem criou o haikai, a partir do tanka.

Exemplo de HAICAI:

De grinalda branca,

Toda vestida de luar,

A pereira sonha *

Helena Kolody

* Longe de querer corrigir o belo texto da mais popular e querida poetisa paranaense, mas segundo estudos realizados por esta aprendiz, não está correto afirmar que "a pereira sonha" !

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

- CAMPOS, G. Pequeno Dicionário de Arte Poética.

- MOISÉS, M. A criação literária: poesia. 12 ed. Cultrix, 1993.

- AMORA, Antonio S. Introdução à Teoria Literária. 11 ed. Cultrix, 2001.

- FONSECA JUNIOR, J. Do haicai e em seu louvor. Grêmio Cultural Brasil-Nipônico, 1940.

- FRANCHETTI, P. Guilherme de Almeida e a história do haicai no Brasil. In: ALMEIDA, Guilherme de. Haicais Completos, Aliança Cultural Brasil-Japão, 1996.

- BASHÕ. Trilha estreita ao confim. Iluminuras, 1997.

Lili Maia
Enviado por Lili Maia em 17/08/2005
Reeditado em 14/12/2010
Código do texto: T43328
Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.