Haicai – Um pequenino poema
 

  •  
Através de um distinto e pequenino poema, denominado haicai, quaisquer temas de interesse do seu autor, poderão ser alcançados. De distinta chamo tal pequenina obra poética, por não conseguir encontrá-la bem definida, entre os demais pares seus que conheço, entretanto, antes de concebê-la, ao dispor desses tantos temas que há, o autor haverá de escolher entre eles, aquele que pode levar o leitor a uma edificante reflexão, ou ao menos, a uma exortação, logo, se é para edificar, é de ficar feliz aquela pessoa que algum  haver a ver está na literatura poética... E mais, para que isso se dê, tal diminuta obra poética, ao se concretizar, necessariamente, deverá se submeter a três precisas e estanques regras, quais sejam:
1 - Cada um daqueles haicais haverá de se fundar  em uma estrofe única formada apenas por três versos, ou seja, cada um desses poemetos se comporá de apenas um terceto.
2 – Desse trio de versos, o primeiro e o terceiro, individualmente, se comporão de cinco sílabas poéticas, e entre si, hão de rimar; já o segundo verso, se encerará em sete sílabas poéticas, e mais, por sua própria feição, a sua segunda sílaba — que sempre haverá de ser tônica — rimar-se-á com a sua própria sétima sílaba.  
3 - Ou o primeiro verso, ou o terceiro que compõe aquele haicai — fundado no tema que lhe deu origem — se expressará através de uma asserção que tenha um sentido independente dos demais dois outros pares seus, contudo, com esses ele se interligará, e mais, esse verso ímpar, haverá de carrear uma mensagem que em si, poderá ser clara ou subliminar.
Entre esses dois versos — o primeiro e o terceiro — excluído aquele que tem essas características preconizadas logo acima, o outro, para se fazer bem compreendido, dependerá do segundo verso, com isso, esse verso verá naquele o seu complemento.
* Em situações singulares (o que suscita maior dificuldade à sua concepção) ambos os versos — o primeiro e o terceiro — que compõem aqueles haicais, de forma distinta e indiferentemente, poderão servir de complemento ao segundo verso, porém, ao fazê-lo, cada um deles manterá a sua expressão própria e independente.
Vê abaixo um exemplo de haicai que se submete às normas e preceitos impostos acima, e outro que se vê entre a ditas “situações singulares”:
  
Boas decisões
Mau vem de cisões
Defere-se mal, sem fé
Boas decisões
 
Oh Nau!
Mar! O que flagraste?
De vela alta e quilha leve
Oh nau! Naufragaste
 
Teme! Pois vai a idade...
Vives de vaidade?
Em pó, se se esvair podes
Teme! Pois vai a idade...
 
– Vê outros haicais!
 
Eltras trocadas
Há eltras trocadas!
Talvez, as veja, de vez,
Muito deslocadas...
 
Palavras vis
Atente ao ouvido!
Se vis palavras ouvis
Lançai-as ao olvido
  
Se desejares ler algum dos textos, que abaixo se encontra, antes, hás de tocá-lo; se o fizeres, ainda que seja por acaso, caso farei da tua intenção. 
  •  
Eugene Garrett
Enviado por Eugene Garrett em 19/02/2020
Reeditado em 06/08/2020
Código do texto: T6869742
Classificação de conteúdo: seguro