Palavratrix, Grafitrix, Clonix, Acrostrix e Tautotrix

Palavratrix

Palavratrix é uma das diversas formas do poetrix reconhecidas pelo MIP (Movimento Internacional Poetrix).

Segundo Goulart Gomes, o criador do Poetrix num artigo publicado no Grupo de Poetrix mantido no Facebook pelos organizadores do movimento, Palavratrix é um poetrix "constituído por uma única palavra, segmentada em três versos, de forma a produzir uma nova interpretação da mesma". O título do Palavratrix complementa e dá sentido ao poema. O Palavratrix foi idealizado por Pedro Cardoso.

Exemplos:
TERNURA

A
cava
lado

(Alberto Valença Lima)
 
A palavra "acavalado" após seccionada, resultou nas novas palavras "cava" e "lado" na segmentação. "Cava do lado" é uma expressão usada para designar o coração, órgão ao qual se atribui o amore a ternura, daí o título.
 
POLÍTICO

Ser
tão
zinho

(Pedro Cardosos)


Note neste caso, que a palavra Sertãozinho, cidade do interior paulista, após seccionada resultou em outra coisa totalmente diversa após ser-lhe dado o título. É atribuído ao político, a pecha de ser tão "zinho", isto é, tão vil, tão inescrupuloso, pequeno.

O engraçado é que algumas pessoas, desconhecendo o fundamento deste estilo literário, publica neste RL, poemas que não tem qualquer semelhança com poetrix, e assim o denominam. Encontrei até poemas de muitas estrofes sendo classificados como Palavratrix. É lamentável.

Grafitrix

Grafitrix é uma das diversas formas do poetrix reconhecidas pelo MIP (Movimento Internacional Poetrix).
O Grafitrix é um "poetrix graficamente ilustrado, seja com uso de uma fotografia ou desenho que se harmonize com o poema." Seu idealizador foi Murillo Falangola.
É costume inerir o poema, na foto ou gravura que
o ilustra.
Lembrando que, sendo um poetrix, precisa ter um título.


Observação - Lamento a impossibilidade de deixar aqui um exemplo do Grafitrix mas o RL não nos oferece a opção de  inserir na postagem uma foto. Esta, apenas pode ser postada no  início do texto. Mas, ofereço para quem desejar ver um exemplo, o link abaixo que direciona para um Gratitrix de minha autoria.
Clonix

O clonix é mais uma, das diversas variações do Poetrix reconhecidas pelo MIP (Movimento Internacional Poetrix). É uma criação originada em outro poetrix onde,seu autor, modifica alguma coisa do poetrix original, com a permissão do seu autor, é claro, resultando em um outro poetrix. É quase que um plágio autorizado.
Seus idealizadores foram
Goulart Gomes e Nathan de Castro.

Exemplo:
 
Maquiagem
 
O rímel no olhar
O poder do batom
Um blush de Sedução
 
(Grazys)


 
O poder da mulher
 
Rímel no olhar
O poder do batom
Sedução

(Alberto Valença Lima)

Note que, diferentemente do plágio, onde você se apropria de algo que o outro escreveu e atribui a si a autoria, aqui você, não só faz a citação do autor, como tem que lhe pedir autorização para utilizar a sua obra que será alterada e ao autor comunicada a alteração.
Tenho o email em que a autora autoriza a construção do clonix acima. Diz o email eviado por ela: "Sim autorizo o poetrix clonix no poema Maquiagem."



Acrostrix

Acrostrix é outra, das diversas variações do Poetrix reconhecidas pelo MIP (Movimento Internacional Poetrix). É uma criação na qual o terceto forma um acróstico, isto é, as três primeiras letra do terceto formam uma palavra. Como o acrostrix é um poetrix, ele tem que ser um terceto. Logo a palavra formada no acróstico só pode ter 3 letras. O acrostrix é um acróstico em poetrix.
Exemplo:

Acrostrix MÃO

Minha
Amiga
Ou inimiga

(Lee Nunes)

Este acrostrix está mal feito pois o A de mão tem um til e, para ter sentido no poetrix,  o til da palavra mão foi retirado.

Alguns poetas, criam poemas e os denominam de Acrostrix sem obervar o que consta no site do MIP - Movimento Internacional Poetrix. Quando se faz um poema com o título A-MI-GO, por exemplo, para que as sílabas iniciais sejam o início dos versos do terceto que formarão o poetrix, isso não é um Acrostrix. Pode ser um SILABOTRIX. Nunca um Acrostrix. Acrostrix, está lá explícito no texto "Formas múltiplas - Definições". "O acrostrix é um acróstico em poetrix." E o que é um acróstico? Está lá nos dicionários: "Composição poética em que as iniciais de cada verso, formam uma ou mais palavras" (In Dicionário Escolar da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras)



Tautotrix

Tautotrix é mais outra, das diversas variações do Poetrix reconhecidas pelo MIP (Movimento Internacional Poetrix). Sua criação é atribuída ao poeta Carlos Fiore. Consiste num poetrix em que todas as palavras são iniciadas pela mesma letra. Ou seja, é um tautograma em poetrix.

Exemplos:

Lâmpada


Leva lume lampejos
lamparina, lanterna, lampiões
lareira, laurea luminosa. 

(Alberto Valença Lima)

Encontro

Eternos enamorados
Entregam-se envolventes
Encantando esperanças.

(Fátima Mota)
Alberto Valença Lima
Enviado por Alberto Valença Lima em 15/05/2018
Reeditado em 20/05/2018
Código do texto: T6336969
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.