Soneto heróico puro

O soneto é um dos mais antigos estilos poéticos conhecidos. E o mais importante a salientar, é que foi um dos poucos estilos literários que não sofreram mudanças ao longo do tempo, apesar de todas as tentativas para tal.

Conhece-se dois tipos de sonetos:
a) o soneto italiano
b) o soneto inglês

O soneto italiano, é aquele que todos praticamos em nosso dia-a-dia, e com o qual nos deparamos em quase todos os lugares.
É composto por duas quadras, seguidas de dois tercetos, nesta ordem.

Já o soneto inglês, também chamado shakespereano, é muito pouco praticado, e é constituído por três quadras seguidas de um dístico.

E só resiste ainda ao tempo, porque era praticado por ninguém menos que Shakespeare.

Não vamos falar sobre este último. Fica aqui apenas o registro.
Existe ainda um outro, que nem gosto de mencionar, pois não o considero soneto, que é o estrambótico. Consta de um prolongamento de mais uma estrofe com um, dois e até três versos. É meramente uma extravagância que não aprovo nem considero.

O soneto italiano, também chamado de soneto petrarquiano, é o mais tradicional, justamente por ser o soneto original, de onde todas as outras formas variantes derivam.

Este pode ser de dois tipos de cadência:
a) o Heróico,
b) o Sáfico

Esta cadência é o ritmo do poema, diz respeito às sílabas fortes do verso, e que trazem uma melodia para o poema.
O soneto heróico é aquele que tem a sílaba forte na sexta e décima sílabas.
Já o soneto sáfico é quando as sílabas tônicas do verso recaem na quarta, oitava e décima sílabas.
Isto, claro, refere-se aos sonetos decassílabos, que são os mais praticados.

Mas existe ainda o soneto Alexandrino, que consta de doze sílabas poéticas ou doze sons. Sobre ele dedicarei um artigo especialmente para comentar a respeito.

Sobre o soneto heróico puro mencionado no título deste artigo, ressalto que ele tem uma particularidade que o torna especial, mais melódico, e também mais difícil de compor. É o soneto decassílabo que tem, todos os seus versos, com sílabas tônicas nas segundas, sextas e décimas sílabas. Um exemplo deste tipo de soneto é o que reproduzi abaixo em imagem, de um acadêmico da ABRASSO, Academia Brasileira de Sonetistas. Veja a seguir.
Este poema está disponível no Recanto das Letras no link a seguir.

Mulher - Soneto de autoria de Edir Pina de Barros




Vale aqui uma ressalva: ao contrário do que eu até pouco tempo acreditava, o soneto não é um poema formado por quatorze versos e só. Quero dizer o seguinte: se alguém compõe um poema que contém quatroze versos, sendo eles distribuídos em duas quadras e dois tercetos, não fez um soneto se todos os versos não tiverem o mesmo número de sílabas poéticas, e se não houver uma regularidade de rimas.

Para ser chamado de soneto, o poema necessita, além do fato de ter quatorze versos distribuídos em quatro estrofes, sendo as duas primeiras, quadras, e as duas últimas, tercetos; deve ainda ter todos os versos com o mesmo número de sons e rimas regulares.

Como mencionei acima, os versos em geral, são decassílabos, embora existam sonetos também em redondilha maior (versos heptassílabos), redondilha menor (versos pentassílabos), alexandrinos (versos dodecassílabos), e algumas outras pouco comuns, como com onze sílabas, ou nove, ou oito, ou seis.

E as rimas, devem ser: nas quadras, ou interpoladas (abba abba) ou alternadas  (abab abab), e nos tercetos, geralmente cdd cdd, ou cdc cdc, ou ccd ccd.
Mas não deve variar mais do que duas rimas, que geralmente são diferentes das rimas das quadras.
Alberto Valença Lima
Enviado por Alberto Valença Lima em 08/09/2021
Código do texto: T7338167
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.