Dadaísmo - Poesia dadaísta

TEXTO PREPARADO PARA UM GRUPO DE ALUNOS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Dadá ou dadaísmo

Origem: Zurique, na Suiça (no Cabaret Voltaire).

Criadores: Tristan Tzara, Hugo Ball, Marcel Jancso e Hans Arp.

Significado: Nada. E ao mesmo tempo, vários significados em diversos idiomas. Foi escolhido aleatoriamente para evitar qualquer tipo de compreensão. É a anti arte.

Início: 1916 – século XX.

Título: tem

Rima: Não tem.

Métrica: Nenhuma.

Momento: passado, presente e futuro

Objetivo: Opor-se à Primeira Guerra Mundial, denunciar e expor a repulsa dos artistas colocando a arte como instrumento de combate à guerra.

Estrutura: Com o objetivo de escandalizar, negava a lógica, a linguagem, a arte e a ciência. Ao usar e abusar da ironia e do deboche, procurou desmistificar a arte, por entender que esta não é coisa séria. E fez isso com a recusa dos valores burgueses, quando Marcel Duchamp descaracterizou obras como a Mona Lisa, pintando-a com bigode. Aboliu a memória, a arqueologia, os profetas, o futuro e denunciar a Europa e suas fraquezas. Em resumo: o dadaísmo foi estruturado para escandalizar a burguesia e cumpriu seu papel com perfeição.

Característica: Foi uma corrente artística – de vanguarda – forma de expressão marcante e extremamente radical. Iniciou-se nas artes plásticas e posteriormente agregou outras vertentes artísicas. Sua base é criar a partir do acaso. Opõe-se a todo e qualquer tipo de equilíbrio, além de combinar poessimismo irônico e radicalizar a ingenuidade por um ceticismo extremo. Busca o absurdo, a falta de lógica/sentido e o non sense como forma de denunciar, escandalizar e marcar o caráter anti racional do movimento, que se colocou contra a primeira guerra mundial.

INCOMPREENSÃO

Escândalo, plásticas, bigode,

Lógica e negação. Caráter.

Perfeição debochada.

Acaso do desequilíbrio

Racional absurdo.

Guerra, ciência, ironia.

Ingenuidade, Mona Lisa.

Anti arte artística

Profeta arqueológico,

Linguagem futurista,

Burguesia, acaso, ocaso.

Vanguarda radical.

Fiore

fiore carlos
Enviado por fiore carlos em 15/04/2009
Reeditado em 18/03/2012
Código do texto: T1541581
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.