Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O ADVÉRBIO LATINO [SIC]

 

Sic (Latim, sik = assim) é a "palavra que se pospõe a uma citação, ou que nesta se intercala, entre parênteses ou entre colchetes, para indicar que o texto original é bem assim, por errado ou estranho que pareça." (verbete extraído do Novo Dicionário Eletrônico Aurélio)

Cabe lembrar que [sic] é um advérbio latino e não uma abreviação; de maneira que deve ser escrito em negrito ou itálico [sic]. Quando um mesmo erro se repete em várias passagens duma citação ou texto, usa-se [sic passim = está assim por toda parte]. Derivado do sic, temos o verbo "sicar", de uso constante entre os acadêmicos: "Eu não posso sicar esta expressão, pois não tenho certeza do erro".

Se você está citando o texto de alguém e observa que em determinada parte do texto há um erro ou uma expressão estranha, o sic serve para indicar aos seus futuros leitores que, por mais errado ou estranho que pareça, é assim mesmo que consta no texto original. Se você intercala o sic no seu próprio texto, está alertando a seus leitores de que é dessa maneira mesmo que quis grafar; não foi um erro ou um equívoco de digitação. É obvio que um deslize na digitação não pode ser considerado como erro do autor citado; portanto, nesse caso, não devemos usar o sic. O mais certo é corrigir o deslize ao fazer a transcrição:

Segundo alguns pesquisavores [sic]... => Segundo alguns pesquisadores...

No entanto, se o erro for ortográfico, você, como uma espécie de crítica ao autor, pode reproduzi-lo exatamente como está e intercalar o sic. Entretanto, o mais ético é ignorar o erro e transcrever a palavra da forma correta.  Há casos, porém, que a definição de erro é subjetiva, e, nesse caso, não convém a intercalação do sic. Veja: "Fulano de tal, escreveu aos 92 [sic] anos a obra X, seu primeiro sucesso literário". A informação, apesar de exagerada, pode configurar-se um erro ou, talvez, não. De modo que devemos evitar sicá-la. ®Sérgio.

Tópicos Relacionados: (clique no link)

Como Fazer Citações.

Como Fazer Citação de Citação.

Como Fazer Citação da Internet.

____________________

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário.

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 14/09/2010
Reeditado em 31/12/2012
Código do texto: T2498291
Classificação de conteúdo: seguro

Sobre o autor
Ricardo Sérgio
Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Brasil, 73 anos
1281 textos (32346983 leituras)
7 e-livros (10900 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/04/21 12:58)
Ricardo Sérgio