OS FILHOS DA TERRA II (OS ÍNDIOS)

OS FILHOS DA TERRA II (OS ÍNDIOS)

AUTOR: Paulo Roberto Giesteira

No falar dos índios como verdadeiros filhos desta terra, e na verdade genuínamente cria pioneira destas imensidões de limitações, estes nossos índios, neste país, são muitos injustiçados.

Como muito se vê na mídia, nos filmes, como práxis, mocinhos matam impiedosamente os índios dando a imagem a eles como vilões.

E inocentemente os levam a culpa de bandidos onde são maltratados,escravizados e exterminados como malfeitores, através de filmes protagonizados por atores categorizados como grandes por suas atuações.

Filmes ou novelas de bang bang, de mocinhos caçando índios como o índio a ser o vilão da história.

Mas na verdade, a maioria da formação do povo deste Brasil, ou daqui, são de refugiados, colonizadores, conquistadores, imigrantes, e invasores que ilegalmente o tornam deste país como se fosse o seu de nascença ou de origem, e quando chegam e conseguem algum promíscuo poder, se vê com a audácia e ousadia de impor regras ao local dos outros que na verdade são dos índios, primitivos...

Por outro lado, vemos diversos movimentos de todos os tipos e maneira, para todas as causas, e o quanto menos dão apoio aos índios.

Na história pouco se fala ou quase não se fala deles, e quando fala fala do índio, fala deles como subversivos, ou servindo de esparro para um ganancioso senhor na época da colônia ou de qualquer outro ocupante do território que antes era todo seu.

Ninguém fala do índio como o povo e pai das terras, como uma prioridade na criação do ser, dentro da sua convivência e vivência com o seu primordial papel pelo contexto da história.

Mas na verdade vemos que em todos os diversos lugares do mundo conhecemos os seus oriundos da terra como: Os Ameríngios daqui do Brasil, Os Aborígines da Austrália, apaches e chaienes nos estados unidos da América do Norte, e diversos povos primitivos de outros espalhados países do mundo.

Mas o que devemos reconhecer que através dos extermínios que procura motivar vários genocídios, devemos dar ênfase a estes povos que poucos ou quase, ou não são reconhecidos de diversas razões de injusto descredenciamento.

Pois são os índios que cultivaram estas terras, preservaram as suas floras e faunas, só tirando delas, o necessário para se alimentar ou movimentar, se agasalhar e repousar.

E nos deixaram um legado enorme de conhecimento e ensinamentos em diversos campos.

Em matéria de cultura, culinária, artesanato, etc.

Pois dos índios herdamos além destas riquezas citadas,os seus territórios que antes só eram divididos ou ocupados, por eles, por vários animais distintos, e por uma vegetação dispersa que mal tinha o acesso da civilização das cidades pequenas ou grandes.

Pelo que agora, invadem as suas terras, levam epidemias da cidade grande para as suas tribos, tentam catequizar eles com teorias pentecostais que eliminam as suas crendices, exploram as suas riquezas, e de quebra grilam aquilo que eles sempre possuirão as custas da sua liberdade, que é a sua propriedade.

esquecemos que os índios tem uma maior proporção de contribuição na construção deste país, que é da sua cultura, e preservação, daquilo que desmatam por troca de riquezas financeiras que não lhe dá nada em troca.

por isso mesmo devemos reconhecer que sem os índios este país jamais iria existir, e pronto.

Paulo Roberto Giesteira

Paulo Roberto Giesteira
Enviado por Paulo Roberto Giesteira em 26/07/2012
Reeditado em 16/05/2018
Código do texto: T3797534
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.