OS ARTISTAS DAS CANTIGAS

_________________________________________

Estudos Literários

 

Todos os textos poéticos do Trovadorismo eram acompanhados por música e normalmente cantados em coro, daí serem chamados de cantigas. Isso ocasionou o aparecimento de uma verdadeira hierarquia, assim classificados:

Trovador: era o poeta; pertencia à nobreza e, à vezes, ao clero. As composições que executava para o seleto publico da corte tinham letra e música de autoria própria.

Segrel ou Menestrel: era um nobre da mais baixa escala, um escudeiro, que tina por profissão a poesia. Não tendo recursos para ascender a cavaleiro, buscava sua subsistência de castelo em castelo, entretendo a alta nobreza.

Soldadeira ou Jogralesa: moça que dançava, cantava e tocava castanholas ou pandeiro. Eram chamadas de soldadeiras porque recebiam, pagamento, sendo que muitas vezes tinham fama de prostitutas.

Jogral: cantor de origem popular, raramente compunha, limitando-se as composições dos trovadores. Normalmente era acompanhado por uma soldadeira. ®Sérgio.

Tópicos Relacionados: (clique no link)

As Cantigas de Amor - Estudos Literários

O Trovador - Estudos Literários

Cantigas de Romaria - Estudos Literários

Bardo: O Trovador do Reino Unido - Estudos Literários

_____________________________________

Para maiores informações sobre o assunto ver: Torres, Alexandre Pinheiro, Antologia da Poesia Portuguesa. Porto Lelo e Irmão, 1977. v. 1.

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 22/05/2013
Código do texto: T4303907
Classificação de conteúdo: seguro