O MODERNISMO NO BRASIL

1) PERIODIZAÇÃO

Existem duas classificações para o Modernismo, com marcos nas seguintes datas:

A) 1922 – 1930 - 1945, a saber:

1922 a 1930 – primeira fase do Modernismo, chamada de “fase heróica”, período revolucionário e predomínio da poesia.

1930 a 1945 – segunda fase do Modernismo, chamada de “fase de consolidação”, predomínio da prosa de ficção. De 45 em diante é crítico e formalista (forma perfeita).

B) 1922 até hoje (estudos feitos em 1970, nesta época esta era a periodização aceita pelos Vestibulares)

2) CAUSAS DO MODERNISMO

A) Fins do século XIX e início do século XX – formação de um espírito revolucionário, consciência nova da realidade nacional, inconformismo político.

B) 1914 – 1918 – I Grande Guerra Mundial

Fim de uma era, de um mundo, o mundo do século XIX

- transformações profundas na realidade cultural, social, econômica e política

NO BRASIL:

- 1922 – Levante Militar (Levante dos 18 de Copacabana)

- 1924 – Revolta em São Paulo (Isidoro Dias Leite)

- 1925 – 1927 – Coluna Prestes (Luis Carlos Prestes)

- 1929 – Crack da Bolsa de Nova York (Crise do Café)

- 1930 – Revolução de Outubro (Revolução Tenentista )

- 1932 – Revolução Constitucionalista de 32 (São Paulo contra Getúlio Vargas)

- 1937 – Ditadura de Getúlio Vargas - censura brutal (Estado Novo)

- 1945 – Fim da II Grande Guerra Mundial (Queda de Getúlio Vargas)

3) MARCOS DO MODERNISMO BRASILEIRO

1917 – Exposição de Pintura de Anita Malfatti

Confronto de NOVOS X VELHOS

- Novos = futuristas – Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Pecchia

- Velhos = passadistas (Mistificação ou Paranóia, de Monteiro Lobato)

- 1916 – 1921 – Manifestações esparsas de preocupação com novas tendências artísticas (Ronald de Carvalho), Epigramas Irônicos e Sentimentais, escrito em 1921, vindo a público em 1922.

- O escritor mais importante dessa época é Manuel Bandeira., que escreve poemas de tendência inovadora, exemplos “Os Sapos”, sátira à literatura parnasiana e “Poema da Terça-Feira Gorda”, escrito em versos livres.

- Mário de Andrade – artigo de jornal “Paulicéia Desvairada’, e “Prefácio Interessantíssimo”, somente depois publicado (idéias modernistas, desvairismo)

- Oswald de Andrade – artigo de jornal “Memórias Sentimentais de João Miramar”, escrito desde 1916, publicado em 1924.

- Menotti del Picchia – artigo de jornal

1922 – fevereiro – Semana da Arte Moderna em São Paulo, no Teatro Municipal.

PINTURA - Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti

ESCULTURA – Victor Brecheret

MÚSICA – Heitor Vila Lobos, Guiomar de Novais

LITERATURA – Mário de Andrade (22), Oswald de Andrade (22), Guilherme de Almeida (Vem do Parnasianismo), Ronald de Carvalho (Pós-Parnasiano), Manuel Bandeira (Pós-Simbolista), Ribeiro Couto, Menotti del Picchia, Raul Bopp, Graça Aranha (convidado para líder ostensivo, devido ao seu grande prestígio e reconhecido saber)

1924 – episódio da Academia Brasileira de Letras (Graça Aranha)

1930 – surgimento de uma nova geração de escritores, seguidores do Modernismo: predomina a prosa de ficção, substituindo a revolta pela construção:

Murilo Leite, Carlos Drummond de Andrade, José Lins do Rego, Murilo Mendes, Vinicius de Morais, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e outros. Na Lieratura Brasileira, firma-se o Romance de 30, surgimento do Romance Regionalista Social.

1945 – Nova geração de escritores “Geração de 45” (racionalismo), exceção de João Cabral de Melo Neto. Estilo crítico e de apuramento formal.

- O Movimento espalhou-se por todo o País, sobretudo Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.

4) CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO

1 – Ideal de libertação estética (oposição violenta à Literatura do passado imediato – pós naturalismo, pós-parnasianismo e pós-simbolismo.

2 – Ideal de experimentação constante (busca de novos rumos artísticos: nova linguagem, vocabulário, sintaxe, prosódia próximo do coloquial)

Transformação na cultura:

- novo mundo, novo homem

- novas estruturas da sensibilidade

- novos meios de comunicação

Nas Artes:

- ideal de libertação estética

- rejeição das tendências do século XIX

- experimentação constante, busca incessante de novos rumos

- Expressionismo, Cubismo, Futurismo (Marinetti) - designava o Movimento, que passou a se chamar Modernismo a partir da Semana de 22, Dadaísmo, Surrealismo (os ismos de vanguarda que vivificam a Literatura no ocidente)

3 – Temas: nova visão do mundo – temas do presente, cotidiano, tempo presente.

4) Liberdade total na forma. Libertação da sintaxe, da rima, sujeito perseguindo o objeto. Apresenta o substantivo nu (essência), com o objetivo de libertá-lo do acessório (adjetivo e advérbio).

5 – Economia na linguagem – o autor procura a síntese.

6 – O século XX descobriu a velocidade das coisas. A beleza está na velocidade. Na Literatura isto se resume na expressão: “A Literatura precisa informar o máximo no mínimo de palavras”

5) EXEMPLO DE TEXTO: PAISAGEM Nº 3 (PAULICEÉIA DESVAIRADA) DE MÁRIO DE ANDRADE

Chove?

Sorri uma garoa cor de cinza,

Muito triste, como um tristemente longo...

A casa Kosmos não tem impermeáveis em liquidação...

Mas neste Largo do Arouche posso abrir o meu guarda-chuva paradoxal,

Este lírico plátano de rendas mar...

Ali em frente... – Mário, põe a máscara!

- Tens razão, minha Loucura, tem razão,

O rei de Tule fogou a taça ao mar...

Os homens passam encharcados...

Os reflexos dos vultos curtos

Mancham o petit-pavê...

As rolas da Normal

Esvoaçam entre os dedos da garoa.

(E se pusesse um verso de Cristal

No De Profundis?...)

De repente

Um raio de sol arisco

Risca o chuvisco ao meio.

Caderno de Apontamentos para Vestibular

Paramaior compreensão do Modernismo, ver a série Mário de Andrade -Para compreender o Modernismo I a VI

19/04/2007

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