Concretismo

O concretismo surgiu em 1952 com a divulgação da revista Noigrandes que significava "antídoto contra o tédio", liderado pelos irmãos Augusto e Haroldo de Campos e por Décio Pignatari. em 1956 foi realizado Exposição de Arte Concreta, no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Influenciada por Mallarmé, Apollinaire, Ezra Pound, Joyce, Cummings, Oswald de Andrade e João Cabral de Melo Neto, a poesia apresentava as seguintes características:

- poema como resultado de investigação verbal;

- incorporação do espaço gráfico como elemento estrutural do poema;

- ampliação do poema pela comunicação não-verbal;

- máxima valorização da palavra em si, contra o verso como unidade rítmica convencional;

- rejeição do lirismo;

- valorização do som, da forma visual e da carga semântica da palavra e suas funções-relações no poema;

- ampla utilização de recursos tipográficos;

- possibilidade de amplas leituras, abolição do verso tradicional: leitura vertical, horizontal, diagonal etc.

- utilização do ideograma (sinais de escritas analíticas, como os símbolos da escrita chinesa, por exemplo) como modelos de composição.

Beijos mil.