O INTERTEXTO: POEMA SOBRE POEMA

O que dizer quanto ao texto criado e apresentado pelo poeta-leitor em cima da peça poética (aquele espécime que é primitivo) a qual nos afoga inopinadamente pela emoção, e que tomamos para nós como se fora nossa criação? Aquele poema do qual derivam uma ou mais criações, tal é a profundidade de introjeção na cuca do poeta-leitor. O intertexto é a criação de um texto a partir de outro pré-existente. Esta nova peça verbal, que é eivada de concepções e ornada de visões pessoais, enfocando como o criador do intertexto concebe o mundo real, seus entornos; bem como a reestreia do tema e conceptuais da criação primitiva, recheando a peça derivada. Uma coisa é certa: cada uma das peças poéticas tem o seu valor individuado, porém, há que se ter cuidado para que o intertexto exsurgido venha a ter ORIGINALIDADE E CRIATIVIDADE próprias, a ponto de se não identificar de imediato a proposta anterior subjacente. Se isto vier a ocorrer na cabeça do receptor, o segundo poema surgido (intertexto), mesmo que esteticamente bom, perde amplitude como proposta de reflexão. De qualquer modo, o conceptual é sempre o de uma peça inexaurível, porque, em Poesia o definitivo inexiste: está sempre a se renovar. No entanto, cada poema é sempre um exemplar com autonomia, dotado de autenticidade – um “animalzinho” de estimação. No entanto, diferentemente dos animais domésticos, o poético não demarca a sua territorialidade como único ocupante do espaço (de pensamento) e seus entornos. O bom autor sabe que ele tem de funcionar apenas como um instigador: aquele que abre a porta para o universo poético e ajuda na transfiguração do mundo fático para que leitor (e criador) possa obter a sensação de ser feliz com direito ao gozo, à fruição prazerosa. Um mundo novo no qual tudo o que é hostil toma novo paladar. Porque Poesia é pra comer, como dizem os doutos e os loucos. E o bom forno ou cadinho criativo molda o palatino das delícias.

– Do livro OFICINA DO VERSO, vol. 02; 2015/16.

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