O Vaqueiro e a Onça.

O Vaqueiro foi a uma festa, e passou a noite toda dançando, quando acabou a festa de manhãzinha, o Vaqueiro foi para casa dormir.

Ai o fazendeiro chegou a casa dele e disse:

-Vaqueiro preciso q você, vá ao mato, busca um garrote para mim! O vaqueiro disse:

-Fazendeiro too com sono. Ai o Fazendeiro disse para ele:

- Mas eu preciso q você vá buscar o garrote pegar ela no mato para poder eu vender, você e meu empregado e preciso q você vá.

Então o vaqueiro montou no cavalo e foi buscar o garrote, entrando no mato viu o garrote, ai botou atrás do garrote e o cavalo corria muito atrás do garrote.

Logo logo o garrote se perdeu do vaqueiro, já era tarde ai o vaqueiro disse

-Vou descansar um pouco na sombra do Juazeiro, então se deitou no chão com sono por causa da festa.

Então dormiu, daqui a pouco apareceu uma onça, o vaqueiro acordou-se quando viu a onça, então fingiu q estava dormindo.

Ai a onça chegou tentando acorda-lo porque a onça pensou q ele estava morto.

Então a onça deitou-se em cima dele e mexia nele para um lado e para o outro e ele não abria os olhos.

Então a onça achando q ele estava morto botou ele nas costas e levou ele deixando o cavalo lá, então subia serra e descia serra, e o vaqueiro abriu os olhos devagarzinho e viu para onde ela estava levando ele, e o vaqueiro muito esperto olhando marcou o caminho.

Quando chegou perto de umas pedras era o ninho da onça, a onça chegou e jogou ele no ninho, tinha umas três oncinhas novas.

Então a onça mãe pegou o vaqueiro e jogou para as oncinhas comer, as oncinhas começaram a rasgar o vaqueiro, já era de noite, a onça mãe olhando para a lua deu as costas ao vaqueiro. O vaqueiro estava com um chocalho na cintura amarrado no cinto, ele pegou o chocalho e amarrou na calda da onça, a onça pensava q era as oncinhas q estava mordendo o cabo dela .

O homem amarrou com toda força o chocalho na calda dela ,então ele deu um grito, e a onça assustou-se ,corria no meio do mato e chocalho ten lengo tengo tengo, ela quanto mais corria mais o chocalho batia.

O homem pegou uma oncinha nova entrou no mato e foi embora, pegou o cavalo na estrada e foi para casa com a oncinha nova.

Quando chegou a casa falou com o Fazendeiro dizendo:

-Meu patrão eu ia morrendo ai contou a historia, tinha um homem no meio deles q era invejoso, então pediu para o vaqueiro que levasse ele lá, o vaqueiro disse:

-E muito perigoso, porque a onça pode esta lá, então o homem muito invejoso queria ir buscar uma oncinha para ele. O vaqueiro disse:

-E perigoso mais vou levá-lo. Então foram!

Chegando lá o homem muito invejoso disse ao vaqueiro agora vou buscar minha onça, o vaqueiro falou:

-Que ir vá! Então ele foi.

Quando chegou ao ninho da onça, a onça voou nele e logo matou.

O vaqueiro viu só a onça levando ele para dentro do ninho, então o vaqueiro voltou para casa e não pode fazer nada para ajuda-lo.

Maria Cipriano e Ademilson
Enviado por Maria Cipriano em 17/06/2017
Código do texto: T6029823
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.