OS SINOS DO BRASIL COLONIAL, de MARIETA LEITE-Aula no ensino fundamental

JOGRAL - A - elas, vozes femininas / B - eles, vozes masculinas / C - grupo, todos juntos.

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Estrofe 1 - C - À hora da ladainha / na torre da capelinha / o sino bate cantando:

Estrofe 2 - A - Eu quero um vintém / eu quero um vintém / eu quero um vintém... // B - vintém... / vintém... / vintém...

Estrofe 3 - C - Mas no ar dourado e brando / enche de sons os caminhos / a voz sonora dos sinos / da Igrejas dos Capuchinhos:

Estrofe 4 - A - Capuchinho não tem / Capuchinho não tem / Capuchinho não tem // B - não tem... / não tem... / não tem...

Estrofe 5 - C - A voz da capelinha: / A - tem... / C - A voz dos Capuchinhos: / B - não tem...

Estrofe 6 - C - E dentro da tarde linda, / numa teima que não finda / lá vão os sinos cantando:

Estrofe 7 - A - Tem... / B - Não tem... / A - Tem... / B - Não tem... A - Tem...

1---VOCABULÁRIO - Relacione os sinônimos (mesmo significado):

da colônia: tempo em que o Brasil pertencia a Portugal (1) - moeda antiga (2) - nome popular (apelido) dados aos membros da ordem religiosa dos franciscanos (3) - oração que se repete (4) - som forte (5) - som suava (6) - teimosia, insistência (7)

terminar,acabar --- ( ) brando / ( ) Capuchinhos / ( ) colonial / ( ) findar / ( ) ladainha / ( ) sonoro / ( ) teima / ( ) vintém

2---CONVERSA SOBRE O TEXTO:

Nome do poema ________ Nome da autora__________

Substitua as palavras em destaque por sinônimos (mesmo significado) tirados do texto: O ar é SUAVE. --- O som não TERMINA. --- Que TEIMOSIA!

“Ladainha” rima com “capelinha” (mesmo som final) escreva palavras que rimam com: caminhos _______ / linda ________ / tem ________

Relacione o que diz cada sino: da capelinha (1) - da Igreja dos Capuchinhos(2) ---(2) Capuchinho não tem --- (1) Eu quero um vintém --- (1) Tem --- (2) Não tem

Retire do texto um (1) exemplo para cada caso pedido: Palavra começada pela seguinte letra do alfabeto português: segunda vogal ________ terceira vogal ________ quinta vogal ________ segunda consoante ________ sexta consoante ________ décima sexta consoante ________ --- Palavra que apresente (no início, meio ou final): ditongo oral ________ ditongo nasal ________ hiato ________ encontro consonantal ________ dígrafo (consoante + vogal) ________ dígrafo (consoante + consoante) ________ --- Palavras com: 1 sílaba ________ 2 sílabas ________ 3 sílabas ________ 4 sílabas ________ / Nome da palavra formada com: 1 sílaba ________ 2 sílabas ________ 3 sílabas ________ 4 ou mais sílabas ________

Forme palavras de acordo com o modelo: da colônia (locução adjetiva) = colonial (adjetivo) --- da floresta = ________ do universo = ________ da nação = ________da paróquia = ________ do mundo = ________ do império = ________

Classifique os numerais como cardinais (c), ordinais (o), fracionários (f) e multiplicativos (m): A segunda ( ) igreja tem o dobro ( ) de sinos da primeira ( ). ----- A quarta parte ( ) de vinte ( ) sinos é cinco ( ). ---- A quinta ( ) classe tem o triplo ( ) de alunos da segunda ( ).

3---EXPRESSÃO E REDAÇÃO - A voz das coisas... porque objeto aqui também pensa e fala...

JOGRAL - Recite em coro o poema estudado. --- REDAÇÃOZINHA (resposta mínima em 6 linhas)- Agora ‘imagine: se o sino da capelinha pudesse falar, o que ele diria ao outro?

4---RECITAÇÃO toda em coro, vozes mistas:

CAMPANÁRIO DE SÃO JOSÉ, poema de CASSIANO RICARDO (repetir a leitura 3 vezes seguidas) - Quem / não / tem / seu // bem / que / não / vem? // Ou / vem / mas / em / vão? / Quem?

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 18/06/2017
Código do texto: T6030941
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