ESTUDO TEXTUAL PIADÍSTICO

Descobri um livro antigo genial e tentarei resumir e em seguida ilustrar certos ensinamentos:

DISSERTAÇÃO - Gênero de texto em que predominam CONCEITOS ou IDEIAS, isto é, forma de pensamento abstrato (não imagístico) e geral (refere-se a vários seres e não a um único). A abstração, a generalização e a estruturação lógica dos conceitos nascem dentro de várias manifestaçõesou pensamentos culturais em que vivemos. // HQ - DUSTIN, de STEVE KELLEY e JEFF PARKER - Amigas ao computador e microfone - uma, não visível: "Helen, eu tenho uma piada do meu marido!" Helen: "Certo!" A outra: "Ele disse que vai começar a correr 3 quilômetros por dia!" Helen: "E........." A outra: "Já contei!"

A - PENSAMENTO MÁGICO - Base num tipo de lógica irracional dos desejos que tenta vencer o medo e interferir nos acontecimentos Talvez o mais antigo pensamento cultural registrado seja do homem da caverna para quem a magia (diferente de religião) fosse uma crença na realização de desejos, mediante certas práticas, como o desenho de animais nas paredes das cavernas, o que lhes daria posse com a representação em desenho. Morto no desenho, então o matariam na realidade. Na nossa superstição, o bater na madeira ou fazer figa com os dedos significa afastar o azar. // HQ - MAFALDA, de QUINO - 3 quadrinhos - Alunos nas carteiras, professora falando: "Anotem dever para amanhã, tema 'A vaca', composição." Mafalda em protesto: "Está certo? Passa ano e outro ano só escrevemos sobre a vaca, Não existe outro tema, pergunto eu? A vaca, sempre a vaca: "A vaca nos dá o leite." E a tinta que ela nos leva?" (Revista Pop, n.6, Ed. Abril)

B - PENSAMENTO MITICO - Evolução humana, maior elaboração que procura explicar os fenômenos. Mito é uma narrativa sagrada, estória tida como verdadeira: crença de ordem sobrenatural, personagens são deuses que simbolizam fenômenos da natureza ou qualidades e estados humanos. Na mitologia grega, Eros simboliza o amor, Anteros o ódio, Zeus é o poder, Palas Atenas a sabedoria. Mitos cosmogônicos são sobre a criação do cosmos ou universo, uma ordem ou organização social. Para os gregos, a origem de tudo estaria no deus Caos, espécie de nebulosa sem forma definida, contendo as sementes de tudo - dele nasceram a noite, o dia, o céu, o ar, a terra, os homens, plantas, astros e estrelas, analogia e semelhança com a próprio processo de criação. Criar é partir do caos para uma organização ou ordem, da treva para a luz. // HQ - BICHINHOS DO JARDIM, de CLARA GOMES - 3 quadrinhos - Provável mariposa, inseto de hábitos noturnos, que simboliza o renascer: "...e quando a gente teima em buscar a luz... dando murro e cabeçada... em lâmpada apagada?" (Desenho de lâmpada pretinha, queimada.)

C - PENSAMENTO CRÍTICO - Discussão sobre certas veracidades. O senso comum aceita ideias sem muita exigência, mas o bom senso é mais exigente, quer uma experiência continuada e observação mais cuidadosa da intuição ou da tradição. Outro pensamento ainda mais exigente é o crítico ou reflexivo ou espírito crítico. Crítico porque avalia os critérios, as crenças do senso comum; reflexivo porque várias vezes se volta sobre si mesmos, como imagem refletida num espelho, em movimento de exame e indagações. O pensamento crítico: 1 - não aceita passivamente crenças / preconceitos / opiniões / evidências do senso comum ou do bom senso: "Todo favelado é bandido." - afirmação equívoca; 2 - é curioso dos problemas e procura soluções e respostas ou produz novas perguntas, formando problenas abrangentes e precisos: "Como é a vida na comunidade pobre?" -resposta múltipla; 3 - na procura de respostas, começsa o raciocínio com as informações disponíveis que já conhece ou realiza pesquisas. busca novos fatos, dados ou conceitos, isto é, o "quê", o "porquê" e o "como" dos problemas examinados; 4 - procura estabelecer relações lógicas entre as afirmações e as conclusões derivadas. // ANEDOTA - No meio da rua, em frente a uma grande loja de artigos para presentes, dois Papais Noel suadíssimos e cansadíssimos batem o sino chamando a freguesia. De repente um se vira para o outro, passa a mão ma testa, tiraum pouco de suor e diz: "Escuta aqui, ó velho, você acredita mesmo em criança?" (O Pasquim, n.182)

D - PENSAMENTO FILOSÓFICO - A mais sistematizda forma do pensamento crítico. Volta-se para grandes indagações. como "o que é o universo", "o que é o homem", "de onde viemos e para onde vamos", "qual a natureza dos nossos valores", "qual a natureza do conhecimento" etc. Os mesmos temas do pensamento mítico e do comum, porém são discutidos não a partir de crenças e sim de conceitos racionais: 1 - refletir é voltar-se para si mesmo, imagem refletida no espelho e voltando reflexivamente, a mesma pergunta procura todas as respostas possíveis: não pensar sobre o problema de ordem puramente pessoal, mas bem geral, de validade universal; // HQ - TIRINHA DO LEITOR, de MAURO MIRANDA - Menina: "Espelho, espelho meu, tem alguém mais bela do que eu?" Aparece no chão gigantesca lista num papel. Ela, novamente: "Lista em ordem alfabética! Engraçadinho!" --- 2 - filósofo significa "amigo da sabedoria", quem trabalha a inteligência para atingir o conhecimento. // HQ - MAFALDA, de QUINO - 4 quadrinhos - Vários significados conforme o contexto. Menina discursiva: "Não se preocupe, esse soluço vai passar. Além disso, o soluço não desmerece a ninguém. Você já ouviu falar em solução? (Menino, cara de desilusão, onomatopeia"HIC!", ouve tudo calado.) Além de ser um soluço grande, o soluço resolve problemas. Grandes soluções partiram de homens como Colombo, Einstein... E as farmácias estão cheias de soluções. Há solução pra tufdo, por que não para o seu soluço?" Mafalda, na esquina; "E o teu soluço, Manolito?" Ele, cara pior ainda: "A Susanita acaba de curá-lo!" (Mafalda, 1988)

E - PENSAMENTO CIENTÍFICO - Sistemas de conhecimentos, muitas vezes nascidos da filosofia. Tentativas de chegar ao "porquê" e ao "como" dos fenômenos, mas sem a preocupação com a essência transcendental, contentando-se com a realidade natural e tangível. Não a totalidade da verdade de um fenômeno, mas sua visão parcial. Exemplos: A biologia estuda aspectos especiais do fenõmeno "vida" X a sociologia que estuda outros aspectos desse mesmo fenômeno - a ciência investiga ou usa experiências e observações não aplicáveis em filosofia. // HQ - BICHINHOS DE JARDIM, de CLARA GOMES - 3 quadrinhos - Conversa com um casulo. Caracol: "Você vai passar por uma incrível metamorfose! Qual será a primeira coisa que vai fazer quando estiver livre?" Alguém no casulo: "Tirar uma selfie!" ---------- Teorias científicas: 1 - explicações dedutivas - base em afirmações tidas como racionalmente evidentes, certas e verdadeiras, tirando conclusões válidas sobre os fenõmenos - método perto da filosofia, mas na ciência algumas conclusoes são testadas na observação dos fenômenos, por exemplo, matemática e lógica; // HQ - DUSTIN, de STEVE KELLEY e JEFF PARKER - 4 quadrinhos - Filho: "Pode me arranjar vinte pratas para a gasolina?" Pai: "Aqui... Pega logo quarenta! O anjinho do meu ombro direito falou que seria melhor te dar quarenta!" " Filho: "Ele deve ter ouvido o pedido do diabinho do meu lado esquerdo!" --- 2 - explicações, mediante observação dos fenõmenos - reprodução em laboratório para experiências - observação em ver ou sentir o fenômeno, mas procurar ver mais abrangente, com inteligência, muito além da sensação imediata, por exemplo, a astronomia, métodos básicos de observação; // HQ - BICHINHOS DE JARDIM, de CLARA GOMES - 1 quadrinho - Joaninha para caracol: "Já chega dessa baboseira de acreditar num universo além do nosso quadrinho, OK?" --- 3 - explicações mediante experimentação - reprodução artificial de um fenômeno em labratório ou situações naturais controladas para estudar todas as características, por exemplo, sociologia e todas as ciências sociais. // HQ - A CABEÇA É A ILHA, de ANDRÉ DALMER - Vida e obra Terêncio Horto - Ele diante da máquina de escrever: "Fazer uma grande obra demanda muito sofrimento. Aprendi com artistas e intelectuais? Não, aprendi com o vazamento do banheiro."

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FONTE:

MESERANI, Samir Curi. Redação escolar; criatividade - Segundo grau. SP, Atual, 1989.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 04/02/2018
Código do texto: T6244787
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